Teste de Daltonismo

O tema de hoje traz à tona uma doença que várias pessoas não estão familiarizadas: Daltonismo. Esta doença é uma perturbação da percepção visual, que se caracteriza pela incapacidade de diferenciar cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho.

Quando se fala em doença, pensamos logo em doenças bastante complicadas, por vezes até fatais. Todavia, nem todas as doenças são altamente complicadas. No caso do daltonismo, trata-se apenas de uma perturbação que afecta a percepção visual dos objectos e situações.

Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos olhos, ou de lesão de origem neurológica. Não existem muitos problemas para além do incómodo de comprar roupas ( de determinadas cores) ou diferenciar as cores do semáforo. Quanto mais cedo se aperceber se é ou não daltónico, mais rapidamente se poderá adaptar ao seu estilo de vida.

Para as pessoas com daltonismo, não pense nesta perturbação como uma limitação. Existem sempre maneiras de contornar a situação e, como não é algo que se possa controlar, o melhor é adaptar as suas limitações ao seu estilo de vida.

Por vezes, não nos apercebemos de que não estamos a distinguir cores. Por isso, descubra agora se a sua visão não o terá enganado até agora.

Partilhar:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email