Tarte de Maçã Vegan

O nosso foco é a saúde, por isso gostamos de trazer receitas saudáveis, que saciem a fome e se possam ingerir sem culpa. Podemos ter uma alimentação saudável, equilibrada, e também cometer alguns excessos de vez em quando.

E, ao cometer esses excessos, não significa que estes deixem de ser saudáveis. Isto é, quando falamos em sobremesas, pensamos sempre em refeições muito calóricas e cheias de açúcares refinados. Actualmente, já existem alternativas que combinam o saudável com a gula. E essas são as sobremesas vegan e vegetarianas.

Quando falamos em vegan e vegetariano, não pensamos em sobremesas. Existem variadas refeições que não incluem ingredientes de origem animal, mas a quantidade de sobremesas vegan e vegetarianas ainda é muito desconhecida.

Por isso mesmo, hoje trazemos uma receita completamente vegan de uma sobremesa que é muito conhecida nas mesas tradicionais: Tarte de Maçã. Temos as instruções necessárias para que possa fazer a base, o recheio e a cobertura. Ou seja, toda a tarte em si:

 Ingredientes para a base:

  • 200 Gramas de amêndoas;
  • 50 Gramas de coco ralado;
  • 7 Tâmaras;
  • 1 Colher óleo de coco;

Ingredientes para recheio e cobertura:

  • 8 Maçãs; para puré
  • 2 Maçãs;
  • Canela a gosto;

Instruções:

Comece a fazer a base: Deixe de molho as amêndoas, pelo menos 6 horas;

Escorra a água e coloque as amêndoas e os restantes ingredientes ( necessários para a base) num processador de alimentos. Triture até formar uma massa areada;

Numa forma de tarte, forre com papel vegetal e molde a massa em toda a forma;

Aqueça o forno a 180º graus e leve ao forno por, aproximadamente, 20 minutos ou até a massa ganhar alguma cor.

Instruções para o Recheio:

Descasque 8 maçãs. Num tacho, coza as maças até ficarem moles ( não precisam de ficar completamente cozidas)

Triture as oito maçãs até formar um puré homogéneo e cremoso;

Desligue o fogão e coloque canela a gosto;

Retire a massa da tarte do forno;

Por cima da massa da tarte, coloque o puré de maçã (500 gramas, aproximadamente);

Corte em fatias finas as 2 maçãs que restaram;

Para decorar, coloque as fatias finas de maçã por cima do puré;

Para deixar com um aspecto ainda mais delicioso, coloque canela a gosto por cima das fatias de maçãs;

Desfrute!

A tarte de maçã é um grande aliado nos jantares e reuniões de família, onde cada familiar leva uma sobremesa. E esta é uma sobremesa que, várias vezes, se repete nesses encontros. Se quiser que a sua sobremesa se destaque, despertando curiosidade e interesse, experimente esta versão vegan.

O facto de não ser uma receita rápida, nem fácil,  pode desmotivar algumas pessoas. Demora algum tempo a fazer e os ingredientes são específicos, mas garantimos que é uma receita que vale a pena.

Quando nos preocupamos com a nossa alimentação, todos os pormenores contam e saber o que estamos a ingerir, é um grande aliado para o controlo alimentar. Por isso mesmo, esta receita é fantástica para esse propósito.

É uma alternativa vegan, caseira e, nesta receita, sabe que ingredientes e açúcares (ainda que naturais) está a ingerir, e em que doses estão colocados. Mas nem isto retira o sabor característico da maçã, ainda mais presente nesta receita.

Esta tarte de maçã vegan ajuda a combater a gula, não contém ingredientes de origem animal e não tem açúcares refinados. Uma combinação fantástica que ajuda a não perder o foco na dieta, especialmente nos dias em que apetece comer um doce, mas que sentimos que não podemos cometer excessos. Podemos comer uma fatia desta deliciosa tarte de maçã vegan, sem qualquer sentimento de culpa.

Se gosta de receitas vegan, vegetarianas ou sem ingredientes de origem animal, veja a nossa receita de Cupcakes de Alfarroba e Cacau e de Bolachas de Aveia Caseiras.

Bom apetite!

Experimente e delicie-se com o sabor inesquecível desta tarte de Maçã Vegan!

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email