Sinais de uma relação Saudável

O funcionamento de uma relação nem sempre é fácil. Existem várias fases, desde que as pessoas se conhecem, atraem, apaixonam, estabilizam e vivem felizes para sempre (num hipotético mundo perfeito). A primeira impressão influência imenso o resto ritual de acasalamento do ser humano uma vez que nos estamos meramente a guiar por instinto. Sim, podemos ser fundamentalmente lógicos e práticos nas nossas escolhas, mas há algo em nossa composição que procura o tipo de genes que queremos passar para a próxima geração.

O que realmente sustenta um relacionamento ao longo do tempo, especialmente depois da magia da paixão desaparecer, são o romance e o sexo, vitais para qualquer relação íntima. Mas não há desculpa para se desleixar e deixar simplesmente as coisas andar sem demonstrar interesse, respeito e carinho pelo seu companheiro/a.

Devemos manter em mente a inevitável possibilidade da existência de altos e baixos durante as relações e teremos que os saber conjugar com os nossos próprios altos e baixos. Para evitar que uma ou ambas as partes vivam infelizes numa relação, os parceiros precisam de encontrar maneiras de comunicar para que o equilíbrio não seja perturbado a longo prazo, por exemplo, se uma das partes se ajusta e muda continuamente às custas do outro destabiliza o equilíbrio do relacionamento e pode causar stress e insatisfação.

Mas vamos deixar tudo em pratos limpos, como é que eu sei que estou numa relação saudável?

1.Estão na mesma página em termos de valores básicos e metas de vida. Os dois sabem o que querem da vida, quais são os objectivos comuns, o que desejam realizar na vida e estão firmemente comprometidos em alcançar esses objectivos juntos.

2.Existe um forte sentimento de confiança entre os dois, discutem abertamente sobre tudo: o bom, o ruim e o feio. Não há segredos ocultos nem segredos do seu passado.

3.Cada um mantém a sua própria identidade dentro do relacionamento, isso é vital. O casamento pode representar uma grande daquilo que cada um é, mas acima de tudo, ainda é um indivíduo além dos vários papéis na vida.

4.Passam tempo de qualidade juntos a fazer coisas que são mutuamente satisfatórias, bem como tempo de qualidade à parte, fazendo o que é importante para cada um individualmente.

5.Encorajam-se a crescer e mudar, por outras palavras, inspiram-se a ser uma pessoa melhor.

6.Você e o seu parceiro/a sentem-se seguros ao comunicar necessidades e desejos pessoais. O tempo é reservado para discutir questões relevantes como casal ou individualmente. Escutar atentamente, com atenção total, é essencial para uma verdadeira compreensão.

7.Respeitam as diferenças um do outro, mesmo que discordem em questões importantes, os dois são capazes de transformar as suas diferenças em comprometimento justo.

8.Compartilham expectativas realistas para a relação, não o que deseja ou fantasia, recorde-se de que está lidando com outra pessoa extraordinariamente complexa além de si mesmo. Há o suficiente para trabalhar sem buscar ideais irreais.

9.Cada um contribui com a sua parte para o relacionamento, seja lá o que for. Cada parceiro traz a sua melhor parte e habilidade para o benefício da “equipa”.

1o.Honram os laços familiares e as amizades mútuas. Embora seja importante reservar um tempo para a família e os amigos, também é importante manter limites saudáveis ​​entre os dois como uma unidade à parte de outros relacionamentos íntimos.

Romance, amor, apoio, encorajamento e empatia são as palavras de ordem de um relacionamento saudável, bom e amoroso. Simplesmente não há espaço para maldades, ciúmes, insultos, degradações, culpas, críticas, julgamentos ou agressões, especialmente quando o “objecto” é o parceiro de alguém. Esses limites não podem ser ultrapassados.

Lembre-se: quando decide juntar-se com outra pessoa, irão embarcar numa jornada juntos, nos próximos anos. Não desista de quem é e nem o seu parceiro/a. Cada um dos dois conserva a sua individualidade, unindo as melhores partes para o bem comum e, se assim decidirem, para a sua família.

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email