Segredos da Linguagem Corporal

Truques para descodificar a linguagem corporal

 

A linguagem corporal é uma forma de comunicação não – verbal. Falamos especificamente de gestos, postura, expressões faciais, a proximidade entre o locutor e o interlocutor, entre outros.

 

Muitas vezes, os nossos gestos e movimentos dizem muito mais do que o que dizemos. Na verdade, o nosso corpo reage instintivamente, muito mais rápido do que as palavras que saem.

Temos variados tipos de mensagem, mas neste caso podemos focar em verbal, vocal e não verbal. Quando falamos de verbal, falamos de palavras; Vocal: tom de voz, velocidade, ritmo e tom de voz; Não verbal: gestos, postura e expressões faciais.

Certos gestos dizem mais do que palavras:

Morder o lábio:

Este tique evidencia o medo e a ansiedade. Ou, simplesmente, que está desconfortável com algo.

Sorriso:

Se sorrir com os olhos, boca, maçãs do rosto e criar rugas, é um sinal de sorriso genuíno.  Se for apenas um sorriso ténue, é algo fácil.

Postura rígida:

Cada pessoa tem o seu mecanismo de defesa, sendo que os mais recorrentes são braços e pernas cruzadas.

Contacto visual :

Habitualmente, pensamos que se olharmos directamente nos olhos das pessoas não nos conseguem mentir. Todavia, um mentiroso compulsivo irá ter um contacto visual muito intenso.

Pupilas dilatadas:

As nossas pupilas dilatam quando surge interesse em algo. O oposto acontece quando nos deparamos com algo desagradável.

 

Existem muitos truques para entender a linguagem corporal do outro. Seja em questões profissionais, sociais ou de sedução, a verdade é que o nosso corpo reage a estímulos.

Não somos todos iguais. Temos diferenças, o que nos torna únicos. No fundo, a nossa personalidade, os nossos hábitos e tiques evidenciam o nosso comportamento.

Cuide de si!
Veja também:

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email