O que é CrossFit?

Actualmente, vivemos numa era onde o fitness tem demonstrado um crescimento e uma evolução gigante. Nas últimas décadas foram inventadas e inovadas variadas formas de actividade física, treinos e exercícios. Uma das modalidades que tem vindo a acumular cada vez mais seguidores e praticantes tem sido o CrossFit, um regime de fitness desenvolvido por Greg Glassman ao longo de várias décadas. Glassman, fundador e CEO da CrossFit, foi a primeira pessoa na história a definir a adequação de forma significativa e mensurável: maior capacidade de trabalho em todos os domínios de tempo e modal, acabando por criar desta forma um programa especificamente projectado para melhorar a forma física e a saúde.

CrossFit é uma variação constante de movimentos funcionais realizados em alta intensidade. Todos os exercícios do CrossFit são baseados em movimentos funcionais, e esses movimentos reflectem os melhores aspectos da ginástica, levantamento de peso, corrida, remo e muito mais. Estes são os principais movimentos da vida. Eles movem as maiores cargas pelas maiores distâncias, por isso são ideologias de maximizar a quantidade de trabalho realizado no menor espaço de tempo possível. A intensidade é essencial para os resultados e é mensurável como trabalho dividido pelo tempo. Quanto mais trabalho e esforço o corpo tiver no menor espaço de tempo, ou quanto maior a potência, mais intenso será o esforço. Ao empregar uma abordagem constantemente variada ao treino, os movimentos funcionais e a intensidade levam a ganhos dramáticos em condicionamento físico.

A comunidade que surge naturalmente quando um grupo de pessoas realizam estes exercícios juntos é um componente essencial do motivo pelo qual o CrossFit é tão eficaz, e deu origem a uma rede global de afiliados da CrossFit que conta com mais de 13.000 membros activo de momento. Aproveitar a camaradagem natural de uma competição, diversão de um desporto ou de um jogo produz uma intensidade que não pode ser igualada por outros meios.

O programa CrossFit é conduzido por dados. Por norma, todos os locais onde é praticada a modalidade possuem uma tabela onde vão mantendo pontuações, registos precisos, cronometragem e definindo precisamente as regras e padrões de desempenho. Este tipo de treino motiva-nos a obter resultados sem precedentes, através de métricas relativas e absolutas em todos os exercícios. Estes dados têm um valor importante além da motivação.

Em geral, o objectivo do CrossFit é forjar uma aptidão ampla, geral e inclusiva, apoiada em resultados mensuráveis e observáveis. O programa prepara os aprendizes através de treinos que envolvem a utilização completa de todos os grupos musculares do corpo, fazendo um full body trainig em cada sessão, tentando sempre superar os resultados da sessão anterior.

O comunidade do Crossfit é conhecida pela sua camaradagem e cumplicidade entre praticantes, mas também é conhecida por ser adepta da dieta paleolítica, uma dieta equilibrada que combina com o estilo de treino diário que estes atletas levam.

No entanto, nem tudo no CrossFit é perfeito. Lesões são um risco em quase qualquer tipo de exercício, mas é o risco que assumimos que seja saudável. O CrossFit é intenso e competitivo. Às vezes, há uma sensação de pressão para ser mais rápido para completar o treino mais rapidamente. Há quem assuma que existe uma pressão muito forte da parte dos treinadores, mas a verdade é que isso faz do trabalho de incentivar a técnica correta antes de se mover rapidamente. Todos devem assumir a responsabilidade da forma como executam e abordam um treino. Se sente que o seu treino e o seu estado físico está em risco de ser comprometido ao ir demasiado rápido, deve diminuir a velocidade. O objectivo será aceitar todos os desafios e tentar continuamente elevar a fasquia do treino anterior, mas isso é difícil para pessoas mais novas,por isso tente focar-se inicialmente na correcta execução de todos os exercícios antes de começar a tentar bater recordes
Outra situação que acaba por comprometer o Crossfit é a sua falta de foco. O CrossFit usa muitos exercícios diferentes e visa melhorar muitos aspectos da boa forma, pode parecer que não está a progredir muito na melhoria de uma área específica, já que nem todas as partes do nosso corpo possuem a mesma capacidade para se desenvolverem ao mesmo ritmo. Para a maioria das pessoas, o CrossFit ajuda a melhorar a condição física geral e isto é tudo o que precisa. Para os treinos desportivos, podemos criar metas e trabalhar para até alcançá-las,  para o treino de CrossFit é preciso por vezes esquecer a competição para perceber o que é que realmente temos que focar e trabalhar.

Resumidamente, o CrossFit é uma óptima modalidade para ficar em forma, como é óbvio, podem existir bons e maus locais como bons e maus treinadores, mantenha apenas em mente que a execução correcta e controlada dos exercícios se sobrepõem à velocidade e número de repetições, o interesse é ganhar e não gastar!

Bom Treino!

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