O que é a hipertrofia?

Hoje trazemos um tema que a maioria dos iniciantes da musculação procura e ambiciona, a hipertrofia. O desenvolvimento do músculo é um processo que requer algum conhecimento e técnica, não basta fazer uma série de exercícios durante um determinado período de tempo e esperar que os resultados acabem por surgir espontaneamente.

O facto de não conseguir modificar o seu físico com a mesma rapidez que os outros, pode querer dizer que terá de investigar um pouco mais sobre a sua fisionomia, as suas limitações e, também, a sua capacidade de resiliência.

Não querendo focar toda a tensão apenas em explicações teóricas exaustivas, vamos explicar um pouco a hipertrofia e alguns exercícios para conseguir adaptá-la ao seu corpo.

A hipertrofia é o nome que se dá ao resultado do aumento do tamanho de um órgão, neste caso os músculos, em consequência do aumento das funções celulares, por consequência, a musculação é considerada uma das formas mais eficazes para obter hipertrofia. Esta hipertrofia acontece nos músculos, onde o seu volume aumenta devido a estímulos derivados por exercício físico.

No entanto, é necessário ter em atenção que só a musculação não é suficiente. É também necessária uma alimentação adequada para compensar a falta de energia.

Para que tudo consiga obter o resultado desejado, é necessário manter uma dieta onde inclua bastantes hidratos de carbono, proteínas e gorduras que não façam mal ao organismo.A ideia é que consiga manter uma boa disposição após o treino, e que se sinta bem para aguentar o resto do dia.

A necessidade de se falar sobre a hipertrofia e as suas condicionantes deriva dos estigmas e estereótipos sociais. Isto é, cada vez mais, as pessoas tendem a olhar para culturistas ou até simples atletas de ginásio como usuários de esteróides, no entanto, muitos sentem inveja ou simplesmente não compreendem a finalidade.Alcançar o corpo perfeito é um longo e árduo percurso que requer tempo e dedicação, não surge simplesmente depois de uns dias ou semanas.

Todavia, os ganhos que pode obter por tomar algo para aumentar a massa muscular (esteroides), podem acabar por ter efeitos negativos, desde desequilibrios hormonais a graves problemas de saúde.

O que precisa de saber é que não se deve medicar sozinho, procure aconselhamento médico e verá que existem opções para conseguir alcançar o seu objectivo.

Deixamos aqui alguns exercícios que podem ajudá-lo neste processo de ganho de massa muscular:

  • Agachamento com peso;
  • Supino;
  • Scott Curl;
  • Levantamento de peso Olímpico;
  • Elevações

 

Enquanto grande parte dos atletas realiza treinos de circuito, ou seja, realizam um exercício atrás do outro até regressarem ao exercício inicial, no treino de hipertrofia existem características específicas para desenvolver o músculo da forma mais eficaz.

Um treino de hipertrofia envolve exercícios de 3 sets seguidos, onde o primeiro usa o máximo de peso possível sem correr o risco de lesão, nos sets seuintes poderá reduzir o peso de forma a conseguir completar o mesmo número de repetições.

Em todos os exercícios devem se realizar entre 6 a 12 repetições por set, até que se possa passar a um exercício diferente. Este tipo de treino permite que não se canse tão depressa e conseguira isolar melhor o grupo muscular que pretende desenvolver.

Recorde-se sempre de realizar um bom aquecimento e alongamento para evitar lesões, dores musculares ou possíveis problemas de saúde graves no futuro.

Não se esqueça também de consultar um nutricionista para que possa guiá-lo para uma dieta mais adequada e descobrir que tipo de suplementação o poderá ajudar a recuperar de forma mais rápido todo o desgaste que teve durante o treino.

Esperamos que a partir de agora consiga ver a hipertrofia pelo que é e não pelas ideias pré concebidas, uma modalidade de treino capaz de deixar qualquer um com um corpo escultural de actor de cinema que não envolve o uso de esteroides ou excessos extremos que prejudicam a saúde dos seus praticantes.

BOM TREINO!

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