Mitologia Grega

Mitologia Grega

Quando se fala em Mitologia Grega, pensamos nos mitos Homéricos e nas histórias da antiguidade. No entanto, existe todo um mundo que desconhecemos. Na Antiguidade Clássica, quer na Era Arcaica como Clássica, os gregos eram inspirados e motivados pelas divindades. Criavam imagens e templos ( casa das estátuas em homenagem a um deus ou deusa) em honra de certos deuses, ou deidades (em honra de mais do que dois deuses).

No entanto, era bastante comum aparecerem gravuras com deuses, em vasos, paredes, ou até em certos escritos antigos. Apesar de ser uma cultura antiga, a escrita e a oralidade já era bastante incentivada. Existiam os ditos professores, os que acompanhavam as crianças até o local de ensino( normalmente, eram escravos, os chamados pedagogos).

Todavia, a Mitologia Grega é conhecida pela sua complexidade, não só derivada do mundo grego em si, mas pela confusa e extensa árvore genealógica.

Começando pela Era Titã, temos os mais conhecidos: Cronos, Gaia, Témis, Urano, Helio e Eos.

Zeus: Rei do Olimpo ;

Hera: Deusa do Casamento;

Afrodite: Deusa do Amor e das Relações;

Hefesto: Deus dos Artesãos;

Hermes: Deus da Fertilidade;

Ártemis: Deusa da Caça e Vida Selvagem;

Atena: Deusa da Justiça, Inteligência e Estratégia em Guerra;

Apolo: Deus da Divina Verdade e dos Festejos;

Démeter: Deusa da Colheita e Agricultura;

Dioníso: Deus do Vinho;

Hades: Deus do Inferno e Tártaro;

Poseidon: Deus dos Mares e Oceanos;

Os classificados como Reis são:

Zeus, Hades e Poseidon. Deus poderoso e supremo, Zeus. Deus do Inferno e Tártaro, Hades. Deus dos Mares e Oceanos, Poseidon.

Existem também as chamadas Musas, Ninfas, Gigantes, Amazonas, Divindades do Mar, Divindades Primordiais, Divindades do Ceú e os Ctónicos.

Por outro lado, especialmente devido a autores como Homero, Eurípides, Sófocles, Aristóteles, Ovídio, entre outros, existem personagens mortais (ou com ligação de sangue divina) que se tornam célebres na mitologia grega.

Falamos de:

Ulisses; Aquiles, Heitor, Paris, Agamemnón, Psique, Hércules(Heracles), Teseu, Jasão, Ájax, Eneias, Orfeu.Apesar de o Homem ter um poder mais central nesta época, também existiram mulheres notáveis na Mitologia Grega ( em termos de mortais):

Mulheres Notáveis:

Alcestes, Andrómaca, Hécuba, Cassandra, Medeia, Fedra, Penélope, Clitemnestra, Electra, Ifigenia, Antígona.

A presença da Mitologia Grega na literatura é a mais comum, mas nas Artes em Geral (música, cinema, teatro) também é bastante importante. Os primórdios das Artes Teatrais e Cinematográficas derivam da Antiguidade Clássica. Em suma, os mitos e as lendas gregas são uma grande fonte de inspiração para várias pessoas apaixonadas pela Mitologia Grega.

Veja também:

Influência das Fases da Lua

Horóscopo Chinês

Partilhar:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email