Manteiga de Amendoim Caseira

Sejamos honestos, por vezes pensamos em comprar um jarro de manteiga de amendoim para variar ou para nos mimar um pouco, mas deste lado hesitamos sempre devido ao preço em comparação à manteiga normal que é capaz de ficar abaixo de metade do preço.

Se considerarmos os valores nutricionais vamos concluir que apesar do preço ser mais alto, a manteiga de amendoim é bem mais nutritiva e saudável que a manteiga tradicional e até mesmo a vegetal na maioria das marcas. Por isso, recorremos à maneira mais fácil de resolver o assunto tomamos a decisão de fazê-la em casa.

Ao contrário do que possa imaginar não envolve simplesmente misturar manteiga tradicional com amendoins, na verdade o processo é bastante simples e pode até mesmo ser feito em menos de meia hora.

Sendo assim acabou de encontrar a oportunidade de fazer um snack super saboroso e rico em proteína, perfeito para batidos, sandes , refeições de pré e pós treinos, um super alimento perfeito para qualquer ocasião. Não perca mais tempo a fazer água na boca e comece já!

Manteiga de Amendoim Caseira; Ingredientes para um jarro pequeno:

  • 2 Chávenas de amendoim sem casca
  • 1/2 C. de chá de sal
  • 2 C. de sopa de óleo de amendoim
  • 2 C. de sopa de mel (opcional stevia)
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1/2 colher de chá de canela

Instruções:

  1. Asse os amendoins (opcional): aqueça o forno a 150 ºC e asse os amendoins numa travessa até ficarem ligeiramente dourados, cerca de 10 minutos. Pode saltar esta etapa se preferir manteiga de amendoim mais crua ou se estiver a usar amendoins pré-torrados; assar dá um sabor mais profundo, também ajuda a libertar os óleos de forma a serem mais fáceis de misturar e produzir uma manteiga mais lisa.
  2. Transfira os amendoins para um triturador de alimentos ou liquidificador. Se tiver torrado os amendoins, triture-os enquanto as nozes ainda estiverem quentes. Depois de um minuto a triturar retire pelo menos meia chávena de pedaços para adicionar mais tarde se quiser sentir pedaços crocantes na sua manteiga.
  3. Ligue o triturador de alimentos ou o liquidificador continuamente por 1 minuto. Pare e raspe os lados e o fundo da tigela. Neste ponto, a manteiga de amendoim ficará arenosa e seca, quase como cuscus.
  4. Passe o triturador de alimentos ou o liquidificador continuamente por mais um minuto, depois pare e raspe os lados. Neste ponto, a manteiga começará a aglomerar-se.
  5. Passe o triturador de alimentos ou o liquidificador continuamente por mais um minuto, depois pare e raspe os lados. Neste ponto, a manteiga ficará brilhante e macia, como manteiga de amendoim muito grossa.
  6. Polvilhe o sal, o óleo, o adoçante e quaisquer outros extras por cima da manteiga de amendoim.
  7. Continue a triturar a manteiga até ficar completamente lisa, assim a manteiga de amendoim caseira será ainda mais cremosa. Prove e adicione mais sal ou outros suplementos a gosto. Se tiver guardado algumas nozes para manteiga de amendoim crocante, adicione-as agora e pulse algumas vezes para incorporar.
  8. Raspe a manteiga de amendoim para um recipiente adequado, cubra e deixe no frio. A manteiga de amendoim pode ser usada imediatamente e pode ficar conservada durante várias semanas no frigorífico.

Este processo também pode ser feito com amêndoas e podem até mesmo ser misturadas! Experimente com outros tipos de ingredientes e doses e verá o tipo de sabores que a sua criatividade será capaz de criar. Recorde-se que a dose de manteiga será sempre menos 1/2 chávena da dose de amendoins que usou , por exemplo, duas chávenas cheias de amendoins vão servir para uma chávena e meia de manteiga.

Desfrute  da sua nova receita.
Bom Apetite!

Partilhar:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email