Lentilhas Estufadas

Com o tempo frio a chegar, começamos a pensar em receitas que se possam fazer em casa. Que sejam reconfortantes, quentes e, principalmente, que saciem a fome. Tal como as pessoas, as estações mudam e, se ontem era Verão, hoje já caminhamos em direcção ao Inverno. E a receita de hoje é uma combinação perfeita, Lentilhas Estufadas.

E como o Inverno é frio, trazemos uma receita quente, que vai aquecê-lo até à alma. Hoje trazemos uma receita que, para muitos, poderá ter um ingrediente que não é familiar: as lentilhas.

As lentilhas são um substituto da carne e do peixe sendo por isso, maioritariamente, usadas em pratos vegetarianos. Ou, pelo menos, que incentivem a uma diminuição do consumo de alimentos animal. Este alimento tem origem na Ásia, onde se desenvolve a partir de uma planta. As lentilhas crescem dentro de vagens, onde depois se desenvolverão as sementes.

Podem ter várias cores, como preto, amarelo, castanho, vermelho, verde e, também, laranja. As mais comuns são as verdes ou castanhas. Uma receita com lentilhas acaba por ser um prato cheio de nutrientes, multi-vitamínico, e muito saudável. Podemos confeccionar vários pratos que incluam lentilhas.

As lentilhas têm também benefícios para a saúde, tais como as suas fibras insolúveis, que ajudam a diminuir a absorção de gorduras, o que leva a uma diminuição dos níveis de colesterol; contêm lignanas, que são semelhantes a hormonas femininas, o que ajuda na diminuição dos sintomas pré-menstruais.

Contêm ainda propriedades de desintoxicação do organismo, acções anti-oxidantes e, muito importante, contêm várias fibras que diminuem o risco de cancro.

Para além disso, as lentilhas contêm cálcio e, para quem tem tendências anémicas, tem propriedades que ajudam no combate à anemia.

As lentilhas são assim uma opção, ainda desconhecida para muitos, mas bastante benéfica para a nossa alimentação, e para um estilo de vida mais saudável. De seguida, vamos apresentar uma das muitas maneiras de fazer lentilhas. Esta é uma das nossas preferidas: Lentilhas Estufadas.

Ingredientes:

  • 1 Chávena de Lentilhas cozidas;
  • 2 Cenouras pequenas às rodelas;
  • ½ Pimento vermelho;
  • ¼ de Courgette;
  • 4 Cogumelos Laminados;
  • 1 Dente de Alho;
  • 3/4 Colheres de sopa de azeite;
  • Polpa de Tomate a gosto;
  • Uma pitada de Sal;
  • Pequenos pedaços de Salsa.

 

Instruções:

  1. Deixe as lentilhas de molho durante 1 hora e meia;
  2. Após a hora e meia, coza as lentilhas em lume médio-baixo durante, aproximadamente, 25 minutos. Reserve um pouco desta água de cozer.
  3. Comece a preparar o refogado: Coloque o azeite, o alho, um pouco de sal, um pouco de salsa e a polpa de tomate;
  4. Junte um pouco da água de cozer das lentilhas;
  5. Coloque no tacho os pimentos, a courgette, a cenoura e os cogumelos;
  6. Tape o tacho e deixe cozer por algum tempo;
  7. Quando os legumes começarem a cozer, acrescente as lentilhas e tape o tacho;
  8. Deixe cozer por mais 10/15 minutos;
  9. Tempere a gosto ( por cá, colocamos um pouco de salsa) e desligue o fogão;
  10. Pode acompanhar esta receita com arroz branco, ou quinoa;
  11. Desfrute do sabor destas lentilhas estufadas!

 

Pode acontecer que as lentilhas percam a sua cor original, ficando um pouco translúcidas. Mas não se preocupe, as propriedades benéficas ainda lá se encontram, apenas ficaram camufladas devido aos outros ingredientes e ao facto de terem sido cozinhadas.

Por ser um alimento bastante versátil, podemos utilizar lentilhas em vários pratos como:

  • Creme de Lentilhas;
  • Hambúrguer de Lentilhas
  • Lentilhas com Ovos Escalfados;
  • Bolonhesa de Lentilhas;
  • Caril de Lentilhas.

Inove na cozinha e verá como podemos aprender todos os dias algo novo. Estamos em constante processo de experimentação, e na cozinha é igual. Quanto mais investigar e aprender, mais receitas pode experimentar.

Experimente esta fantástica receita e veja como a textura e o sabor das lentilhas é inconfundível!

Partilhar:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email