Intolerância ao Glúten

Doença Celíaca| Intolerância ao Glúten

São cada vez mais as pessoas que sofrem de doenças, intolerâncias e restrições alimentares. Hoje, falamos sobre a Intolerância ao Glúten.

Glúten é o conjunto de proteínas insolúveis que estão presentes em vários cereais. Em especial, no trigo, na cevada e no centeio. Pode ser encontrado também em cereais como malte.

A intolerância ao glúten também pode ser designada como doença celíaca. É preciso ter muita atenção, pois certas pessoas desenvolvem uma intolerância muito grave, sendo que os utensílios de cozinha não podem estar em contacto com o objecto que provoca reacção alérgica.

Quando ocorre uma reacção no sistema imunológico, as probabilidades de ser portador da doença celíaca, são altas. Esta intolerância é permanente.

Muitas vezes, não sabemos identificar sintomas, ou são bastante similares com os de outras doenças.

Deixamos aqui alguns exemplos de sintomas:

  • Flatulência excessiva;
  • Prisão de ventre;
  • Desconforto Abdominal;
  • Sentimento de Inchaço após consumir alimentos com elevado teor de Glúten;
  • Alterações de Humor (e bastante instáveis);
  • Dor Muscular forte.

Como em qualquer doença, o que interessa é descobrir com tempo. Apesar de ser uma condição que afecta grande parte da alimentação de uma pessoa, não significa que tenha de largar as suas rotinas.

Actualmente, existem diversas opções para quem foge ao gluten. Como por exemplo, pão sem glúten, bolachas, receitas que não envolvem trigo nem aveia( alguns flocos contêm glúten), massa de pizza. E não só.

Cada vez mais, as pessoas procuram alternativas saudáveis. Seja por questões de dietas, por restrições alimentares ou, simplesmente, por curiosidade.

O ideal é procurar sempre um profissional para acompanhar todo o historial médico e aconselhar, de acordo com as intolerâncias e restrições.

No fundo, o que importa é que tenha um estilo de vida activo, sem vícios e com vontade de experimentar novas actividades e novas refeições.

Cuide de si!

Veja também:

Melhores Alimentos para Dores Menstruais

Alimentos Ricos em Potássio

Prós & Contras de ter Animais em Casa

Alimentos com Vitamina B

Alimentos com Ómega 3

Pizza Sem Glúten

!Importante!

Para mais curiosidades e dicas, porque não segue o nosso Instagram? Também estamos no Facebook, com variadas receitas, dicas de saúde. Temos ainda um grupo no Facebook, Tudo Sobre Sabores, onde partilhamos as melhores e mais deliciosas receitas, e pode também partilhar as suas!

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email