Horóscopo Chinês

Horóscopo Chinês

O tema de hoje é algo que suscita uma grande curiosidade. Especialmente, porque nesta altura acabam as celebrações do Ano Novo Chinês. Por isso mesmo, nada melhor do que falar um pouco sobre os Signos e o Horóscopo Chinês.

Estes signos são regidos pelo ano de nascimento, seguido por elementos e, se quiser aprofundar o conhecimento, pode até descobrir o seu ascendente. Ao contrário do calendário Ocidental, este é um calendário lunissolar. Ou seja, o ano tem, aproximadamente, 354 dias.

A história do Horóscopo Chinês deriva de uma lenda chinesa. Conta a lenda que o Buda marcou um encontro e pediu que todos os animais se juntassem naquele local, aquela hora. Todavia, apenas 12 apareceram. Sendo assim, Buda decidiu homenageá-los e atribuiu o nome deles a cada ano, tendo em conta a ordem de chegada ao encontro.

Ao todo, são 12 signos. Sendo que estes são: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. Cada um tem as suas particularidades e características próprias. Guiam-se pelos pilares regentes, sendo que estes são os pilares do destino: o ano, o mês, o dia e a hora de nascimento.

Rato:

Este foi o primeiro animal a chegar, sendo que assim é o primeiro signo do zodíaco chinês. Este animal simboliza o começo de uma nova era ou de um período de tempo. Em chinês, diz-se Zi. A pessoa nascida neste ano é muito independente, excelente amigo. Este tem uma grande capacidade de resolver os problemas e uma forte capacidade de argumentação, sendo que a sua presença em público é muito apreciada. Todavia, tem um lado inseguro, necessita de provas de amor e de respeito.

Boi:

É o segundo signo do zodíaco chinês e pronuncia-se Chou. Esta pessoa é muito metódica, racional e gosta de ajudar os outros. No entanto, tem de ser tudo à sua maneria. Apesar da sua maneira equilibrada, benevolente e reservada, o seu espírito é corajoso e decidido. Não aprecia surpresas, o futuro e o incerto tornam a pessoa calma numa pessoa ansiosa.

Tigre:

Em chinês diz-se Yin e simboliza a paixão e a integridade. Esta pessoa é bastante artística, em todos os sentidos da palavra. Uma pessoa com várias personagens, máscaras. Vive a vida como se fosse um teatro, quer o apoio, admiração e atenção de várias pessoas. É competitivo, frontal, ousado e não tem problemas com desafios. Tem bastantes interesses, sendo estes por vezes completamente distintos.

Coelho:

Diz-se Mao, e simboliza a diplomacia. A sua vida é como um jogo de xadrez. A paciência e a técnica são tudo para estes nativos. Preferem recuar quando se vêm em jogos complicados, no entanto anseiam a vitória e trabalham para isso. São pessoas discretas, mas com traços sociáveis. A sua natureza preponderada dá-lhe um certo ar de sabedoria, sendo considerado o conselheiro dentro dos grupos de amigos.

Dragão:

Este é o quinto signo da astrologia chinesa, em chinês diz-se Chen. O dragão tem uma natureza livre, espirituoso e tem uma energia contagiante. Determinado, confiante e seguro de si, é um líder nato. Adora desafios e objectivo é o seu nome do meio. Todavia, pode ter um lado um pouco dramático e precisa de aprovação social.

Serpente:

Em Chinês, pronuncia-se Si e simboliza a ambição e a sabedoria. Este signo é uma contradição, é uma pessoa inteligente e intenso, mas muito reservado. As suas amizades são seleccionadas a dedo, devido à sua natureza desconfiada. A sua personalidade é amável, mas numa primeira impressão pode parecer frio. A serpente é bastante determinada, gosta de actividades difíceis e que estimulem o seu cérebro.

Cavalo:

É o sétimo signo da astrologia chinesa, em chinês diz-se Wu. Este é o signo da compreensão. O seu espírito é livre e sagaz, são elegantes e, normalmente, têm um espírito aventureiro. Consegue relacionar-se com várias pessoas, sendo o seu grupo de amigos extenso. A vida social é algo importante para a sua realização pessoal, sendo que a sua graça natural e os modos descontraídos são palavras-chave para o estatuto social do Cavalo.

Cabra:

Diz-se Wei e simboliza a paz e a harmonia. É um nativo gentil, generoso e a sua imaginação não tem limites. Evita discussões e, por conseguinte, não lida bem com situações embaraços. Precisa de ter sempre uma inspiração na sua vida, sendo que essa será importante para atingir objectivos profissionais. Não gosta de correr riscos, mas detém uma imaginação e criatividade que poderão ser aliados no seu percurso.

Macaco:

Este signo diz-se Shen em Chinês. É o símbolo da curiosidade, criatividade e energia. As pessoas nascidas sob este signo são capazes de realizar várias tarefas, dando atenção a todas. São pessoas misteriosas, divertidas e que se entediam com a rotina. Vive o presente, sem se preocupar muito com o futuro.

Galo:

Este signo pronuncia-se You. Simboliza a verdade. As pessoas nascidas sob este signo são pessoas com uma grande capacidade de ascendência profissional. São sociáveis, exuberantes e seguros de si mesmo. O seu comportamento é, maioritariamente, controlador. Por conseguinte, gosta da atenção que lhe dedicam. Detentor de uma grande inteligência, o Galo alia a honestidade a ironia no seu discurso.

Cão:

Em Chinês, diz-se Xu, e simboliza a integridade e a lealdade. Os nascidos sob este signo são responsáveis e respeitadores. São pessoas que inspiram confiança, com uma excelente capacidade de julgamento. São, naturalmente, pessoas honestas e bondosas. São bastante sociáveis, mas preferem reuniões com amigos chegados do que com estranhos.

Porco:

É o décimo segundo signo do zodíaco chinês e diz-se Hai. Foi o último animal a chegar. Este simboliza a generosidade. Estas pessoas são genuinamente sinceras, perseverantes e leais. A integridade é o ponto-chave na sua vida, sendo por isso apreciado pelas pessoas que o rodeiam, especialmente o grupo selectivo de amigos. Quando descobre o que quer, e o percurso que quer seguir, ninguém o detém.

Agora que sabe um pouco mais sobre os signos chineses, tenha em atenção que existem diversas variantes quanto ao seu signo.

A cada ano, um dos 12 animais do zodíaco tem em si aliado um dos 5 elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água). Os ciclos duram 60 anos. Ou seja, aliado ao ano do seu nascimento, tenha em atenção que elemento estava fixo no seu ano. Cada elemento tem as suas características.

Actualmente, iniciámos o ano do Porco de Terra. Sendo que será um ano de novas aventuras, conhecimentos, relacionamentos honestos e integridade. Sendo o ano do Porco, o conselho é que o futuro esteja à sua frente, e deixe de olhar para o passado em busca de algo inexistente.

Se se interessa por questões de signos, espreite o nosso artigo sobre Compatibilidade Sexual dos signos.

Descubra mais sobre o seu signo!

Partilhar:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email

Mais sobre:

Vadiando Na Net