Hambúrguer Vegetariano de Quinoa e Grão-de-Bico

Não é segredo nenhum que adoramos refeições saudáveis, pratos confeccionados em casa e sobremesas em que podemos descansar a consciência perante a gula. Mas também existem dias onde queremos experimentar algo diferente, como este Hambúrguer Vegetariano de Quinoa e Grão-de-Bico.

Associamos Hambúrguer a algo cheio de gordura, calorias, demasiada proteína animal e todos os componentes característicos de um hambúrguer. Todavia, existem opções saudáveis para acalmar o nosso desejo de cheat day. 

Hambúrgueres vegan e vegetarianos são mais fáceis do que parecem. Os seus ingredientes são à base de legumes e temperos, tais como grão, quinoa, espinafres e as farinhas inerentes.

Não se deixe enganar pela palavra vegetariano, um hambúrguer vegetal tem tantos nutrientes e proteínas como um hambúrguer de carne. A grande diferença está, não só no facto de não conter nenhum ingrediente de origem animal, mas também no facto de a nossa consciência não pesar.

Para poder comprovar por si, trazemos aqui os ingredientes e as instruções necessárias para poder fazer esta deliciosa refeição.

Ingredientes:

  • 3 chávenas de grão de bico cozido;
  • 1/3 chávena de quinoa seca, lavada e escorrida;
  • 1 pacote de 16 oz de espinafre picado, congelado;
  • 1 colher de chá de azeite; extra virgem para refogar o espinafre
  • 1/2 colher de flocos de pimenta vermelha;
  • 1 colher de chá de paprica/ colorau;
  • 1 colher de chá de pimenta preta;
  • 1/4 chávena de farinha de grão de bico;
  • 5 dentes de alho; finamente picados
  • Sal a gosto.

Instruções:

  1. Em primeiro lugar, comece por cozer a quinoa;
  2. Quando os grãos se começarem a separar, adicione 2/3 de um copo de água. Deixe ferver num tacho e coloque a tampa;
  3. Deixe a cozinhar por 10/15 minutos. Após esse tempo, desligue o lume e deixe descansar, com a tampa colocada, por 10 minutos;
  4. Numa frigideira, aqueça o azeite;
  5. Depois, adicione o espinafre, os flocos de pimenta preta, o sal e a pimenta preta;
  6. Cozinhe o espinafre, deixando-o descongelar, em lume médio-baixo. Desligue quando os espinafres estiverem com a textura perfeita;
  7. Numa tigela à parte, amasse o grão de bico;
  8. De seguida, adicione a quinoa cozinha, a farinha de grão-de-bico, 1/2 chávena de espinafres cozidos, colorau, alho e sal q.b;
  9. Divida a massa em formato de hambúrguer. Deve originar,cerca de, 7/8 hambúrgueres;
  10. Aqueça azeite numa frigideira, quando este estiver quente, adicione os hambúrgueres e deixe fritar até começarem a dourar. Não necessita de muito tempo;
  11. Sirva acompanhado de salada, com cebola e maionese vegan;
  12. Pode também congelar os hambúrgueres e servi-los quando quiser confeccioná-los;
  13. Sirva de imediato e desfrute!

Agora que já sabe como preparar estes deliciosos( e saudáveis) hambúrgueres, não deixe de experimentar. É uma refeição fantástica, não só para almoços e jantares em que não apetece ter muito trabalho, mas também para levar para piqueniques e viagens longas.

O sabor único da quinoa, juntamente com a textura que o grão-de-bico confere, fazem destes hambúrgueres uma deliciosa combinação e uma mistura de sabores inesquecível. Existem diversas opções para dias em que a dieta não faz parte dos nossos planos, como os nossos Hambúrgueres Vegetarianos de Batata  e de Alho Francês à Brás.

Está nas nossas mãos fazer a escolha perante o que é saudável e o que não é. Sabemos que mentalidades não se mudam de um dia para o outro, mas consciencializar sobre as variadas opções saudáveis que existem, é sempre um pequeno passo para uma grande decisão.

Se nunca experimentar, nunca saberá se gosta do sabor, da textura, ou até da mais pequena particularidade existente nas opções que lhe são apresentadas. Estes hambúrgueres vegetarianos são, razoavelmente, fáceis de confeccionar. Terá de perder algum tempo na cozinha, mas o facto de poder congelá-los, ajuda a que refeições futuras possam ser simplificadas.

Bom apetite!

Partilhar:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email