Excesso de Carne

Antes de assumir que este artigo se trata de uma tentativa de converter os nossos leitores para o vegetarianismo, questione-se quantos dias da semana já comeu carne, da forma que a preparou e os acompanhamentos. Pense no excesso que cometeu. Teremos que avaliar estes pontos juntamente com o estilo de vida e alimentação que leva.



Comecemos por analisar os pontos essenciais:

• A carne é uma óptima fonte de proteína.
• Algumas pessoas podem ter problemas para digerir carne, levando a vários problemas de saúde.
• Da náusea à pressão alta, uma dieta com excesso de carne pode causar muitos danos.
• As soluções incluem o foco no controle da porção ou no corte total da carne.

A carne pode ser um alimento realmente saudável e repleto de proteínas para a sua dieta, mas pode não necessariamente funcionar para todos os tipos de corpo e metabolismo. Saber se existem sinais de que seu corpo não digere bem a carne pode ajudá-lo a se alimentar de maneira inteligente e a se sentir mais confortável. Existem certos alimentos que desencadeiam uma intolerância ou sensibilidade e a menos que sejam reconhecidos podem ocorrer desenvolver irregularidades intestinais, dores de cabeça, dores no corpo e outros sintomas debilitantes.

É fácil de perceber que não há uma dieta que sirva para todos. Comer carne não é um requisito para um estilo de vida saudável e feliz, e enquanto alguém pode prosperar ao comer uma dieta rica em carne, outra pessoa pode notar dores e desconforto abdominal. Qualquer coisa que desequilibre o corpo pode causar problemas, e a comida é um gatilho comum para essa instabilidade. Se achar que não pode tolerar a carne, ainda pode encontrar proteína e ferro em fontes vegetais e talvez acabe por se sentir muito melhor. Aqui estão 8 sinais de que seu corpo não consegue processar bem a carne e que deve evitá-la da melhor maneira possível.

1. Inchaço

Se notar inchaço depois de comer carne, pode ser um sinal de má absorção e pode representar uma falha na digestão dos alimentos. Distensão abdominal e uma sensação geral de cansaço depois de comer carne é uma razão grande o suficiente para eliminá-la e ver se se sente melhor.

2. Náusea

Náuseas, azia e indigestão podem ser culpadas por não digerir bem a carne, e esses sintomas podem ser incrivelmente desconfortáveis. Se se sentir mal do estômago durante o trabalho, terá mais dificuldade em concentrar-se e ser produtivo.

3. Porções Excessivas

Uma das razões pelas quais as pessoas podem ter dificuldade em digerir a carne é que os tamanhos das porções geralmente são excessivos. Uma porção de carne deve ter aproximadamente 0,085 Kg ou o tamanho da palma da sua mão. Mas se já foi a um restaurante, já deverá ter se apercebido que as porções são pelo menos o dobro. Por isso tente evitar pedir pratos excessivos que podem acabar por o prejudicar mais do que beneficiar.

4. Má mastigação

As pessoas podem não ser capazes de digerir a carne por completo se não estiverem a mastigar a comida o suficiente. É mais difícil para o estômago desfazer a carne do que os alimentos vegetais. Por isso recomendamos que as pessoas cuidem mais de si, não só no que comem, mas também na forma como comem, desacelerando enquanto mastigam e eventualmente comer porções mais apropriadas que poderiam ajudar a controlar algumas dessas experiências dolorosas.

5. Ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos

Se não for capaz de digerir bem a carne, poderá ficar doente com mais frequência, especialmente com doenças transmitidas por alimentos, como salmonela e E. coli. Se o seu sistema imunitário estiver a enfraquecer, pode ser devido à incapacidade de digerir correctamente a carne.

6. Pressão Arterial Alta

Um problema importante que pode não sentir é a hipertensão arterial. A pressão arterial alta pode ser silenciosa, e ainda causar danos, no entanto, comer mais vegetais tende a reduzir a pressão arterial, mas uma dieta vegetariana é a melhor. Se é um dos milhares de portugueses com pressão alta, isso é um sinal óbvio de que seria melhor cortar a carne.

7. Obstipação

Cada pessoa tem um sistema digestivo único que funciona baseado não apenas na sua genética, mas também  nos seus hábitos alimentares. Vários pacientes reclamam sobre indigestão e constipação após o consumo de carne vermelha, que pode estar relacionado a uma variedade de factores. Por exemplo, dependendo do corte de carne, alguns são excepcionalmente ricos em gordura. Gordura leva mais tempo para digerir no corpo, então pode causar indigestão com base nos outros alimentos que estiver consumindo durante a refeição. Obstipação pode ser um resultado do alto teor de ferro normalmente encontrado em carnes vermelhas que podem ser obstipantes para alguns.

8. Olheiras escuras

Olheiras não vêm apenas de uma má noite de sono. Aparentemente, não digerir a carne correctamente também pode mexer com o seu estado de beleza. Se tem olheiras depois de comer carne, especialmente no dia seguinte, é um sinal de que as suas refeições estão carregadas de alimentos nocivos para a sua aparência.

Se sentir que alguns destes sintomas se aplica a si, consulte um nutricionista e ajuste a sua dieta.

Partilhar:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email

Mais sobre:

Vadiando Na Net