7 Formas de Estabilizar Alergias

Dando seguimento ao artigo de ontem, hoje iremos analisar as 7 melhores maneiras de suavizar os sintomas das alergias, desde reduzir a média dos espirros até baixar a irritação dos olhos sem que seja necessário anti-histamínicos ou qualquer outro tipo de medicação. Por isso, sem mais demoras, comece já a praticar estes hábitos antes que tenha mais um ataque de espirros!



Preencha a sua dieta com quercertina
Presente principalmente na maçã, na cebola e nos brócolos, a quercetina é um antioxidante capaz de diminuir a produção de histamina no corpo. A substância é a responsável por aumentar a dilatação dos nossos vasos sanguíneos e iniciar um processo alérgico. O consumo diário deste nutriente pode ajudar inclusive a diminuir as chances de uma crise. Também é possível obter a quercetina na forma de cápsula, sob receita médica, conforme o andamento do quadro alérgico.

Ómega 3
A ingestão de ómega 3 irá inibir a produção de prostaglandinas, uma substância broncoconstritora associada a alergias respiratórias. Por isso, este nutriente combate as inflamações e melhora a função respiratória. Boas fontes de ómega 3 são oleaginosas, como nozes e castanhas, e peixes de água fria, como salmão, arenque, atum e sardinha.

Mantenha-se hidratado
A mucosa, tanto do pulmão quanto da via respiratória funciona melhor está hidratado. É uma recomendação genérica, mais de prevenção do de que tratamento para uma crise, mas que ainda sim é importante lembrá-la. Perdemos constantemente água na respiração e na transpiração, por isso, precisamos de beber água o dia inteiro, além de lavar as vias respiratórias com soro fisiológico.

Vitamina D em alta
A falta de vitamina D no organismo pode contribuir para o aumento da massa muscular nos brônquios, fazendo com que se contraiam mais, tornando a respiração mais difícil. Outro problema é o défice do nutriente em pessoas com asma, pois o uso de corticóides para o tratamento da doença pode diminuir os níveis de vitamina D, sendo necessária a suplementação. A vitamina D só deve ser usada em asmáticos com deficiência confirmada por exame de laboratório e a dose ideal de reposição deverá receitada pelo médico. Mas se quer acrescentar mais doses de vitamina D ao organismo para melhorar a respiração, boas fontes da vitamina são: laranjas,  gema de ovo, fígado, manteiga e alguns tipos de peixes, como cavala, salmão e arenque. Além disso, apanhar sol de 15 a 20 minutos por dia em horários de baixa exposição é a melhor maneira de sintetizar o nutriente.

Não se esqueça da limpeza nasal
Uma das formas indicadas pelos médicos para evitar irritações causadas principalmente pela rinite alérgica. Para fazer a limpeza nasal, coloque soro fisiológico em seringa ou conta gotas e pingue o soro no nariz. Existem também produtos comerciais em spray que são específicos para essa limpeza. Tudo o que respiramos fica preso na mucosa do nariz, e quando fazemos a limpeza, retiramos esses corpos estranhos e diminuímos também as crostas da secreção nasal que a rinite produz, facilitando inclusive a respiração.

Lavar os olhos com soro fisiológico
Um dos sintomas de alergia é a irritação nos olhos, que podem deixar a sensação de comichão e até lacrimejar. Pessoas que sofrem desse problema com mais frequência podem roubar a dica do nariz e fazer uma lavagem diária dos olhos com soro fisiológico. Esta limpeza é eficaz não só para prevenir os sintomas, mas também para aliviar uma irritação já instalada. É importante ressaltar que, durante uma crise, é essencial evitar sabonetes e outros produtos com potencial irritante para lavar os olhos, pois só vai agravar o problema.

Aumentar a humidade do ar
Se a humidade do ar chega até 30% o estado é de atenção; entre 12 e 20% estado de alerta; abaixo de 12% o estado é de emergência. O cenário deixa as vias respiratórias ressequidas, comprometendo a secreção líquida, a protecção natural do nariz. Sendo assim, as vias nasais ficam livres para a entrada de vírus e agentes alergénios. Humidificador, bacia de água, pano molhado e até mesmo plantas cultivadas no quarto podem ajudar a equilibrar os níveis de Humidade durante as estações mais secas.

Partilhar:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email

Mais sobre:

Vadiando Na Net