Dieta Mediterrânica

Alimentos com VItamina B

Dieta Mediterrânica

A dieta mediterrânica é um tópico popular dentro dos amantes da vida saudável. Falamos de um conceito que muitas pessoas ainda seguem. A origem da palavra dieta deriva de um termo grego, “diaita”. E o seu significado é o mesmo, um estilo de vida equilibrado.

Sabemos que, nos tempos que correm, a dieta mediterrânica não é a mais procurada. Todavia, não deixa de ser uma dieta que grande parte da população ainda aplica no seu dia-a-dia.

Este conceito foi elaborado por Ancel Keys, baseado num estudo que incidia sobre o consumo de gorduras , e os tipos inerentes. No Mediterrâneo, a gordura mais utilizada era a gordura insaturada, o azeite, o que resultava num número reduzido de enfartes.

O estudo incidia sobre o tipo de gorduras – saturadas, poli-insaturadas, insaturadas -, e a sua funcionalidade e benefícios para a nossa saúde.

dieta mediterranica

Uma das componentes essenciais nesta dieta mediterrânica,  são os ácidos gordos e ómega 3. Sendo assim, grande parte desta dieta contém peixe, sementes e frutos secos.

Elaborando um pouco mais, temos aqui algumas características desta dieta:
  • Consumo elevado de alimentos de origem vegetal;
  • Consumo de produtos frescos e pouco processados;
  • Azeite como gordura principal;
  • Consumo moderado de lacticínios;
  • Consumo frequente de peixe;
  • Redução da carne vermelha;
  • Água como bebida principal

Uma curiosidade que deriva deste conceito é a chamada pirâmide alimentar. Aqui, estão espelhadas todas as características fundamentais desta dieta mediterrânica.

piramide alimentar

Nos tempos que correm, existem variadas dietas. Podemos falar de uma alimentação vegana, plant-based, ovolactovegetariana, vegetariana, paleo, e muitas mais.

O que interessa é respeitar o nosso corpo e saber as doses necessárias do que precisamos para um bom funcionamento.

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