Dicas para Melhorar a Auto-Estima

A temática da Vida Íntima levanta sempre várias questões. Sejam psicológicas, físicas ou simplesmente complexas, a verdade é que existem. Hoje focamo-nos numa muito importante, na questão da auto-estima.

Auto-estima é muitas vezes associada a arrogância. Quando, na verdade, apenas se trata de amor próprio. Parece um pensamento básico, ter amor por nós próprios, orgulharmo-nos do que somos e fazemos.

Todavia, a realidade não é assim tão linear. Estamos constantemente a ser julgados. Seja indirectamente por amigos, nas relações amorosas, por colegas, família e até por estranhos. O julgamento é algo que, infelizmente, está muito intrínseco na nossa sociedade.

Julgamos o outro sem saber o que este passa. Sem sequer imaginar como foi o seu passado e que cicatrizes ainda tem abertas.

No entanto, existem sempre maneiras de melhorar a situação. Temos aqui algumas dicas para conseguir melhorar a auto-estima.

Foque-se em objectivos (seja de curto, médio ou longo prazo);
Tente sair da sua zona de conforto (vá sozinho ao cinema, a um museu, a um jardim);
Experimente voluntariado (o facto de ajudar outras pessoas pode ajudá-lo a si mesmo);
Reflicta sobre o que é e o que ainda pode fazer da sua vida (por vezes, o maior erro está em nos deitarmos abaixo constantemente);
Olhe-se ao espelho e enumere uma coisa que realmente gosta em si ( Seja Psicológica ou Física);
Corte relações tóxicas (isso implica amigos, relações e, por vezes, até família)
Passe tempo com família e amigos próximos ( a proximidade, diversão e conversas pode ajudar)
Consulte um Psicólogo ( por vezes, a melhor solução é procurar um profissional, alguém que saiba ouvir e entender o problema, sem o expor a ninguém)

Na verdade, nenhum de nós sabe bem o que fazer ou dizer. Somos seres humanos, estamos em constante mudança. E , a cada dia que passa, somos impactados por notícias, mudanças de humor, situações sociais que nos revolucionam a vida.

O que importa é manter a calma, saber em quem confiar e, a partir daí, começar uma nova jornada. Uma nova etapa onde o Eu é muito importante. Não significa que esteja acima de ninguém, simplesmente valorizar o que é e o que tem de bom.

Vamos sempre a tempo de mudar o nosso comportamento, de entender o que nos move e o que nos faz feliz. Todos temos pontos fortes e fracos, cabe a cada um de nós reduzir o impacto de uns e elevar os outros.

Para mais tópicos relacionados, espreite os nossos artigos sobre Como se tornar Mais Atraente e 5 Características que os Homens Procuram nas Mulheres.

Não desista de si!

!Importante!

Para mais curiosidades e dicas, porque não segue o nosso Instagram? Também estamos no Facebook, com variadas receitas, dicas de saúde. Temos ainda um grupo no Facebook, Tudo Sobre Sabores, onde partilhamos as melhores e mais deliciosas receitas, e pode também partilhar as suas!

Partilhar:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email