Como uma boa rotina de exercícios na academia pode melhorar o astral na sua casa

Dicas para você poder conciliar momentos de treino com sua vida profissional e pessoal.

 

Os benefícios da prática de uma atividade física regular são inegáveis. Ter uma rotina esportiva compatível com o desempenho no trabalho melhora a função mental, autonomia, memória, velocidade no desempenho das tarefas e a sensação de bem-estar.

Seguir um estilo de vida sedentário é um obstáculo ao desenvolvimento total de uma pessoa e, portanto, é necessário praticar esportes, principalmente se o seu trabalho incentivar um estilo de vida sedentário, com longo tempo de permanência sentado e quase sem se movimentar.

O fato é que a prática de esportes nunca saide moda. E é uma forma muito positiva para controlar a rotina e cuidar do corpo, porque, além de ser saudável – os médicos recomendam manter o corpo ativo e atrasar ou prevenir doenças ósseas e musculares associadas à idade – também ajuda a eliminar o estresse e aliviar a tensão gerada pelo ritmo da vida ocupado a que estamos sujeitos.

Então, se você não trabalha em uma empresa que possui centros esportivos àdisposição dos funcionários, não se preocupe, pois existem algumas ações que permitem conciliaruma rotina de esporte com o trabalho. E você pode se exercitar mesmo se tiver uma atividade profissional que exija que você gaste muitas horas no escritório e não lhe dê sequer o mínimo espaço para escapar para um treino curto numa academia próxima. Acompanhe algumas dicas!

Crie um calendário e planeje suas atividades

Primeiro, crie um calendário e anote todas as atividades obrigatórias e urgentes, começando com o sonho. Não adianta você se exercitar regularmente se não dormir entre sete e oito horas por dia. Então você deve estabelecer o tempo dedicado à jornada de trabalho.

Se você faz seu trabalho no turno da manhã e da tarde com duas horas de almoço, pode passar metade desse tempo praticando esportes. E se o seu dia é contínuo, o melhor é, na medida do possível, se exercitar antes de ir trabalhar. Assim irá ao escritório muito mais bem disposto!

Procure uma academia perto do seu local de trabalho

Se você é uma pessoa que pratica esportes regularmente e não deseja participar de nenhuma competição, é preciso deixar claro que basta uma hora ou 45 minutos por dia para treinar e manter a forma física.

E para otimizar o seu tempo, o ideal é procurar uma academia perto do seu local de trabalho e zonas de imóveis em São Paulo focadas para atendimento ao público empresarial, atingindo dois objetivos: perder pouco tempo no deslocamento e lutar contra desculpas para pular os dias de treino, seja por preguiça, por falta de motivação ou mesmo colocando a distância como barreira.

Se a sua academia estiver no caminho, a chance de você ser efetivo será muito maior! Pense a respeito disso com carinho!

Tenha constância e disciplina

Uma vez que você tenha decidido quando e onde vai praticar esportes, a coisa mais difícil vem a seguir: cumprir com você mesmo o seu propósito pessoal e ser dedicado para manter a rotina estabelecida.

É normal que um dia você não possa ir à academia porque possui uma obrigação extraordinária de trabalho ou algum compromisso de família, mas isso deve não ser motivo para você não perder o ritmo de treino.

É inútil treinar regularmente por três meses e de uma hora pra outra abandonar tudo por duas semanas, por exemplo!

Procure conciliar esporte e família

Se você tem um parceiro e filhos, também precisará introduzir o componente familiar ao desenvolver sua estratégia para conciliar esporte e trabalho.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é procurar atividades nas quais toda a família participe, pelo menos uma vez por semana, para que você gaste mais tempo com todos da sua família e, inclusive transmita às crianças desde cedo o hábito pela prática esportiva. Natação, caminhadas, esportes coletivos ou ciclismo tradicional são boas opções nesse sentido.

Além de envolverem toda a família, podem ainda trazer benefícios para todos!

Moderação é a chave: poupe energia

Você deve ter cuidado com a atividade física que faz. Se você escolher um esporte muito intensivo, isso causará exatamente o oposto do que está procurando, tornando-o mais cansado para as atividades profissionais e familiares.

Além disso, se nos dias em que você treinarfor realizar atividades de trabalho que não o forçam a consumir muita energia, você poderá chegar em casa para desfrutar sua família ou sair para jantar com os amigos. Moderação é a chave.

Por isso, pense sempre no equilíbrio entre todos os campos da sua vida para poder desenvolver atividades com prazer e maturidade. Isso ajudará também a sempre manter um bom astral dentro da sua casa!

Tenha objetos de treino em sua casa

Mas e se você não tiver uma academia perto de casa? Ou, ainda, se não for possível ir com frequência a uma academia? Com base nessa realidade, separamos algumas dicas para quem, por diferentes razões, gostaria de fazer ou complementar seus exercícios em casa.

Os itens necessários para quem deseja ter um ginásio em casa são diferentes, dependendo de quem o usa. Se um atleta treinar apenas uma determinada parte do corpo, ele precisará apenas daqueles dispositivos que lhe permitam exercitar esses músculos. No entanto, se estamos procurando um treinamento mais completo e abrangente, com rotinas variadas, teremos que adicionar mais equipamentos.

Para fazer isso, existem várias opções: comprar peças soltas de tempos em tempos ou apostar em máquinas grandes que permitem exercitar vários músculos de diferentes membros de uma só vez ou consecutivamente, sem se mover do mesmo local. Existem opções para todos os tipos de bolso e gosto, inclusive muitas vezes podendo ser dividido entre moradores de uma vizinhança com casa em condomínio fechado em São Paulo.

Os recursos mais conhecidos são os aeróbicos, como esteira e bicicleta – visto que em alguns casos são mais acessíveis e procurados por quem deseja praticar uma atividade física em casa.

Agora que você conheceu um pouco sobre como uma boa rotina de exercícios na academia pode melhorar o astral na sua casa e também em sua vida profissional, pense seriamente em realizar exercícios focando em sua qualidade de vida!

Aproveite que conheceu este post e compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam aprender um pouco mais sobre as vantagens da atividade física!

Ana Beatriz Dias

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email