Como saber se alguém te está a usar

Como saber se alguém te está a usar

Existem sempre certos dilemas nas relações intimas. Um deles é o facto de saber se a outra pessoa com quem nos relacionamos nos está a usar ou não. Existem várias maneiras de usar alguém, sendo que trazemos aqui 8 sinais de que uma relação não está a ser, propriamente, recíproca.

Cada pessoa é diferente, tal como cada relacionamento também o é. No entanto, existem certos padrões que as pessoas que não estão interessadas em nada mais do que passar um bom bocado, costumam apresentar.

Estes sinais podem ser apresentados por homens e por mulheres, sendo que não existem sinais específicos para cada género :

  • A outra pessoa nunca agradece:

Não se quer agradecimentos a toda a hora. No entanto, saber quando se deve agradecer um jantar, um momento de preocupação, ou até agradecer o tempo que se perdeu a ajudar o outro, é sinal de respeito.

  • Apenas uma pessoa paga :

Todos queremos a nossa independência, e muitas vezes alguém se chega primeiro para pagar a refeição. No entanto, se a outra pessoa não se esforça para pagar, algo está mal.

  • Nunca existe tempo:

Alguém que nunca tem tempo, especialmente ao fim-de-semana, é alguém que definitivamente está a usar. A não ser que trabalhe ao fim-de-semana, ou tenha alguma desculpa plausível. Mas, geralmente, quem está apenas disponível de segunda a quinta-feira, não quer perder tempo com a outra pessoa no fim-de-semana.

  • As conversas são sempre sobre uma só pessoa:

Este sinal pode ser contraditório. A pessoa pode estar a passar uma fase complicada, mas isso não lhe dá o direito de apenas se focar em si mesmo. Fale com a pessoa e veja se o comportamento se mantém, ou se precisava apenas de um “abre-olhos”.

  • Contradição:

Alguém que diz algo, mas comporta-se de maneira oposta, é alguém que não está em plena sintonia consigo mesmo.

  • As necessidades do outro não são importantes:

Sabemos que, na fase inicial, queremos sempre agradar o outro. Todavia, se passado uns meses, a tentativa de agradar continua a ser apenas de uma parte, algo está mal.

  • Só procura quando precisa de algo:

Alguém que só envia mensagem à noite, ou quando necessita de algo, é alguém que não está interessado em conhecer a pessoa. Se apenas envia mensagem quando está carente, ou a precisar de estímulos, também é um indício disso mesmo.

  • Não existe reciprocidade:

Não falamos de prendas, nem de gastar dinheiro em geral. Falamos das pequenas coisas, ligar de volta, combinar café ou saída, ter atenção aos detalhes que a outra pessoa fala.

Estes 8 sinais não são factos objectivos. São pequenos detalhes que se podem observar no comportamento da outra pessoa. Isto é, ao prestarmos atenção ao que o outro diz, fala e, principalmente, como se comporta perante os amigos, familiares e até em público, diz muito sobre o carácter da outra pessoa.

Não somos máquinas, somos seres humanos com sentimentos e maneiras diferentes de expressar emoções. Nem tudo é linear, nem mesmo estes sinais. Todavia, uma conversa honesta e directa nunca fez mal a ninguém. Saber a verdade é sempre melhor do que ser apanhado desprevenido.

Algo pode parecer muito bem e, no final do dia, ser apenas aparências. E ninguém gosta de viver de aparências, especialmente se procura uma relação honesta. Veja se consegue encaixar a outra pessoa nos sinais acima mencionados e perceba se o erro é unilateral, ou se é algo que ambos têm de mudar.

Se se interessa por questões da Vida Íntima, espreite os nossos artigos sobre Sinais de Uma Relação Tóxica e Sinais de uma Relação Saudável.

Descubra o melhor para si e para a outra pessoa!

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email