Cheesecake Vegan de Frutos Silvestres

Apesar de estarmos numa estação mais fria, existem sobremesas que são irresistíveis em qualquer altura. Podemos ingerir alimentos e refeições mais quentes, caseiras e feitas em ambientes mais aconchegantes. Mas existem outras que, seja Inverno ou Verão, não conseguimos resistir. São estas sobremesas que nos fazem sentir a gula a falar mais alto, fazem com que queiramos apenas um pedaço, mesmo que seja de uma sobremesa fria.



E hoje trazemos uma dessas receitas: Cheesecake Vegan de Frutos Vermelhos. Habitualmente, esta sobremesa é ingerida em estações mais quentes, contrastando com a sua natureza fria. No entanto, porque uma sobremesa nunca é demais ( e em pequenas porções, não faz mal) trazemos aqui a versão vegan do habitual cheesecake.

Esta receita, como o nome indica, é mais saudável que a tradicional por não conter ingredientes de origem animal, nem lactose. E tem ainda um outro bónus, explicamos-lhe como fazer a base do cheesecake. Ou seja, este Cheesecake Vegan de Frutos Silvestres tem tudo para ser deliciosamente saudável.

Ingredientes para 6 pessoas :

Base:

  • 250 gramas de bolachas digestivas/integrais ou sem açúcar;
  • 3 Colheres de Sopa de manteiga vegetal derretida;
  • 2 Colheres de Sopa de Água;

Recheio:

  • 1 Pacote de natas de soja para sobremesas;
  • 2 Colheres de Sopa + ½ Chávena de açúcar amarelo;
  • ½ limão – sumo e raspa (opcional);
  • ½ Chávena de Sumo de Frutos silvestres ou Leite de Soja;
  • ½ Chávena de Frutos Silvestres;
  • ½ Chávena de Morangos Picados;
  • 2 Colheres de Sopa de agár-agár em flocos;
  • 1 Iogurte de Soja natural.

Cobertura:

  • 4 Colheres de Sopa de Doce de Frutos Silvestres ( de preferência, caseiro, ou sem muitos açúcares refinados);
  • Amoras, Framboesas, Groselhas e/ou Arandos para decorar.

Instruções:

  1. Para preparar a base: Triture a bolacha, reduzindo-a a pó. Coloque numa taça, acrescente a manteiga derretida e a água.
  2. Mexa até formar uma pasta. Deite a mistura numa forma de 20 cm (de preferência, de fundo amovível) e forre o fundo, pressionando para que fique compacta. Guarde no frigorífico durante algum tempo;
  3. Para o recheio, bata as natas com uma vara de arames. De seguida, adicione 2 colheres de sopa de açúcar ( se gostar do sabor, coloque aqui o sumo e a raspa de limão) até ficar firme;
  4. Num recipiente, misture o sumo (ou o leite de soja), os frutos silvestres, os morangos, ½ chávena de açúcar e o agár-agár. Deixe ferver em lume baixo-médio durante 5 minutos, mexendo várias vezes.
  5. Ao retirar do lume, misture o iogurte e triture para obter um creme, sendo que a textura deve ficar homogénea. Verta na taça das natas batidas e incorpore rapidamente com uma vara de arames;
  6.  Coloque de imediato na forma, sobre a base, e alise o topo. Leve ao frigorífico durante 4 horas para solidificar.
  7. Desenforme com cuidado antes de servir, para ficar com o formato desejado;
  8. Para a cobertura, espalhe o doce e decore com os frutos silvestres. Sirva Frio.
  9. Saboreie este Cheesecake Vegan de Frutos Silvestres!

Esta receita não é de preparação rápida, nem tem ingredientes comuns, no entanto o seu sabor e o facto de saber o que contém (nomeadamente os ingredientes, a isenção de lactose, etc), faz valer a pena todo o trabalho tido ao confeccioná-la.

Quando sabemos o que comemos, acabamos por nos tornar mais conscientes do ambiente em que estamos inseridos. Sabemos, não só os ingredientes que foram usados para fazer essa receita, mas as condições em que a sobremesa ficou exposta.

Esta sobremesa é daquelas sobremesas que nos deixa com água na boca e é bastante apelativa quando a apresenta num jantar ou almoço de família. As crianças vão adorar por ser tão colorida e os adultos vão adorar saborear.

O Cheesecake Vegan de Frutos Silvestres é A sobremesa quando quer impressionar alguém.

Experimente esta deliciosa sobremesa!

Partilhar:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email

Mais sobre:

Vadiando Na Net