Bolachas Vegan de Canela e Gengibre

Depois do Natal, começamos a pensar em todos excessos que cometemos, todos os doces que ainda temos para provar. Existem tantas sobras que acabamos por continuar a provar de tudo o que temos em casa. E, o pior de tudo, a sensação de querer provar ainda mais, continua. Todavia, existem snacks que podem ajudar, como estas Bolachas de Canela e Gengibre.

Este tipo de bolachas são ideais para estas épocas onde tudo o que ingerimos se acaba por tornar um excesso alimentar. O facto de serem vegan e não conterem doses exageradas de açúcar, ajudam a voltar a um regime alimentar adequado. Ou seja, pode comer uma – ou duas- destas bolachas e não precisa de sentir culpa por ter ingerido mais um doce. Estas bolachas vegan acabam por não ser consideradas um doce, por conterem propriedades benéficas para a nossa saúde.

É nesta altura que começamos a guardar certas refeições para depois, a oferecer a amigos e familiares um pouco do que temos. Todavia, estas acções servem apenas para nos enganarmos. Vamos continuar a querer provar um pouco de tudo, ainda que com o pensamento fixado na, suposta, dieta que deveríamos seguir.

Por isso mesmo, hoje trazemos uma receita que, para além de não ser altamente calórica, ainda nos ajuda a conseguir ingerir (mais) um snack nesta época festiva.

Ingredientes:

  • 1/2 chávena de farinha de trigo;
  • 1/2 chávena de farinha de trigo integral ou farinha de espelta;
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavado;
  • 2 colheres de chá de canela em pó;
  • 2 colheres de chá de gengibre em pó;
  • 1 colher de café de fermento em pó;
  • 4 colheres de sopa de óleo;
  • 3 colheres de sopa de leite vegetal ou água.

Instruções:

  1. Numa taça, misture as farinhas, o açúcar, a canela, o gengibre e o fermento;
  2. Junte o óleo e o leite, misture bem com uma colher e molde uma bola de massa com as mãos;
  3. Envolva em película aderente e deixe repousar no frigorífico por 20 minutos;
  4. Coloque a massa numa superfície de trabalho sobre uma folha de papel vegetal;
  5. Cubra com a película aderente e estenda com o rolo até obter uma espessura fina. Recorte as bolachas com um cortador;
  6. Transfira com cuidado para um tabuleiro forrado com papel vegetal:
  7. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 10 a 12 minutos:
  8. Deixe arrefecer e conserve numa caixa fechada;
  9. Desfrute!

Esta receita é muito fácil, prática e não envolve ingredientes caros nem extravagantes. Estes ingredientes devem ser adequados para, aproximadamente, 15 doses. Ou seja, irá conseguir ter várias bolachas disponíveis para saciar a sua gula.

Gostamos especialmente desta receita pois não inclui ingredientes de origem animal, e a dose de açúcar não é elevada. O facto de conter gengibre e canela, dois poderosos anti-oxidantes também faz com que a digestão e sensação de bem-estar no estômago prevaleça.

A canela, para além de conter propriedades anti-oxidantes, também ajuda  prevenir doenças cardíacas, a controlar a tensão arterial, contribui para o emagrecimento e tem ainda características anti-inflamatórias.

O gengibre é essencial para dietas em que o foco principal é o emagrecimento, ajuda ainda em tratamentos para a má digestão, azia, problemas cardio-vasculares e de tensão arterial.

Ou seja, estes dois ingredientes  são essenciais para a época de pós-excessos. Não só nesta receita de bolachas vegan, como para serem incluídos em variadas receitas.

Não se esqueça que o nosso corpo absorve tudo, desde ingredientes que prejudicam ou beneficiam o nosso organismo, como vitaminas e açúcares indesejados. Tente fazer uma pausa nos doces e nas refeições prejudiciais.

Se gosta de bolachas saudáveis, espreite a nossa receita de Bolachas de Aveia caseiras.

Inove na cozinha e descubra as imensas receitas vegan, vegetarianas, plant-based e, acima de tudo, saudáveis, que existem.

Bom apetite!

Partilhar:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email