Bolachas de Aveia Caseiras

Estamos a entrar no Outono, aquela estação onde começamos a trocar as sobremesas geladas por um chocolate quente, um chá, ou apenas o conforto de casa. Nestes dias em que nem está muito calor nem muito frio, a vontade de cozinhar não é muita. E acabamos por, várias vezes, comprar bolachas ou até mesmo snacks, para evitar passar horas na cozinha.

No entanto, para os dias em que apetece comer algo que nos dê força, mas que não dê trabalho, trazemos esta receita de bolachas de aveia caseiras. Estas bolachas de aveia trazem de volta aquela sensação indescritível de bolachas caseiras, que nos fazem lembrar os pães e bolachas feitos no forno de lenha pelas nossas avós.

As memórias da nossa infância são-nos trazidas pelos cheiros, sabores e texturas que certos alimentos nos provocam. São sensações que pensamos estar adormecidas mas que, do nada, nos levam de volta a tempos infantis. E esta receita é uma delas.

Hoje trazemos uma versão saudável, e caseira, de bolachas de aveia. Este ingrediente está presente em tantas receitas actualmente que é difícil acreditar que é assim tão saudável.

No entanto, a aveia é um cereal muito nutritivo. Contém cálcio, ferro, proteínas e muitas outras vitaminas que são essenciais à nossa saúde, e bem-estar. Aliado a isto, tem características que fazem dela um super alimento. Sendo que a palavra super-alimento lembra-nos algo de fantástico,e é esse mesmo o caso.

Este super alimento já foi apresentado várias vezes. Mas nem por isso deixa de ser importante voltar a referir a sua presença na nossa cozinha. A aveia é um grande aliado para a nossa saúde. Aliado ao facto de ser isento de glúten (convém confirmar sempre, podem ocorrer lapsos nas embalagens)  o que é uma mais-valia para quem é intolerante, a aveia tem imensos nutrientes intrínsecos.

De seguida, apresentamos a receita passo a passo para poder fazer estas bolachas caseiras de aveia. Uma receita que satisfaz, ajuda a controlar a gula e não pesa na consciência.

Bolachas de Aveia Caseiras Ingredientes:

  • 85 gramas de Margarina derretida;
  • 120 gramas de Açúcar amarelo;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de Chá de essência de baunilha (opcional);
  • 180 gramas de Flocos de aveia (médios);
  • 70 gramas de Farinha de Trigo integral.

Instruções:

  1. Primeiramente, pré-aqueça o forno a 180ºgraus;
  2. Forre um tabuleiro com papel vegetal;
  3. Numa taça, bata a margarina derretida com o açúcar até ficar um creme leve;
  4. Depois, acrescente o ovo e a essência de baunilha;
  5. Envolva tudo muito bem até ficar uma mistura homogénea;
  6. À parte, noutro recipiente, misture os flocos de aveia com a farinha de trigo;
  7. De seguida, junte esta mistura acima com a primeira, envolvendo bem;
  8. No tabuleiro forrado com papel vegetal, molde as bolachas à sua vontade;
  9. Leve ao forno durante, aproximadamente, 13-15 minutos, até ficar com uma tonalidade dourada;
  10. Retire do forno e desfrute do sabor destas bolachinhas de aveia caseiras!

Podemos usar aveia em vários tipos de receita, é um ingrediente que se adapta a vários pratos, incluindo pequenos-almoços e, até, sobremesas.

Para além disso, a aveia tem outros benefícios, como acções anti-inflamatórias, propriedades energéticas, ajuda no processo de emagrecimento, regula o intestino e também pode ajudar a regular os níveis de colesterol. Estas bolachas de aveia, acabadas de fazer ( com um cheirinho irresistível), fazem relembrar a nossa infância.

Ou seja, agora pode preparar bolachas de aveia caseiras para si e para a sua família. Este snack saudável pode ser ingerido quando e como  quiser: como sobremesa depois de almoço, snack saudável a meio do dia ou até, como gula, uma bolacha antes de dormir.

Finalmente,O que interessa é que inove, aprecie o sabor da aveia e incorpore este super-alimento na sua alimentação.

Fáceis, rápidas e deliciosas!

Partilhar:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email