Benefícios de uma Alimentação Vegana

Alimentação Vegana

Falamos sobre a alimentação Vegana. Hoje trazemos um tema duplo: alimentação e saúde. Falamos sobre os benefícios do veganismo, não só para a nossa saúde, mas também para o meio ambiente, que é igualmente importante.

Este é um tema bastante actual, que se instalou no dia-a-dia das sociedades por todo o mundo. O aparecimento do conceito “veganismo” inicialmente era visto com alguma estranheza, no entanto, actualmente já é um conceito muito comum entre todos nós.

O veganismo procura excluir qualquer forma de exploração animal, não só ao nível da alimentação, mas do vestuário e também na composição de diversos produtos. Os veganos excluem os animais e derivados destes da sua alimentação, bem como de outros hábitos do dia-a-dia e, baseia-se essencialmente no respeito pelos direitos dos animais e do seu bem-estar.

Associado à temática do veganismo, a forma como nos alimentamos e o impacto desses nossos comportamentos na nossa saúde e no ambiente, bem como relativamente a outras formas de vida, tornou-se um tema de discussão pública que foi ganhando força.

pros-e-contras-dieta-dash

A verdade é que, não só o estilo de vida vegano, mas essencialmente, a alimentação vegana tem vindo a ganhar cada vez mais força e adeptos.

Fique a conhecer alguns benefícios de ter uma dieta vegana:

  • Ajuda a limpar a pele e, por conseguinte, esta melhora no que diz respeito a irritações, acne, entre outros;
  • Optar por uma alimentação vegana, ou pelo estilo de vida vegano, tem reflexos não só na nossa saúde, mas também, no meio ambiente;
  • Melhoria do trânsito intestinal
  • Ajuda a controlar o peso e o colesterol;
  • Reduz o risco de alguns tipos de cancro;
  • Aumento da esperança de vida, relativamente à média;
  • Redução do risco de doenças cardiovasculares;

O veganismo promove não só o desenvolvimento, mas também o uso de alternativas que não ponham em risco os animais para qualquer tipo de benefício, seja ele humano, animal ou ambiental. No que diz respeito à alimentação, o veganismo dispensa totalmente os alimentos derivados de animais.

Existe uma diferença entre o veganismo e uma alimentação plant based, que é só e apenas alimentação, levando uma alimentação à base de leguminosas, frutas, cereais, legumes, mas por exemplo, continuar a usar cosméticos testados em animais, ir ao circo, usar cabedal e peles, etc.

O veganismo vai muito para além disto, diz respeito à alimentação, à roupa, aos cosméticos, tudo aquilo que envolva entretenimento através de animais, daí serem dois conceitos muito diferentes, com abordagens distintas.

Marta de Campos Torres

!Importante!

Veja também:

Bolo de Bolacha

Panquecas de Trigo Sarraceno

Chilli de Feijão

Lasanha de Courgette e Cogumelos

Spaghetti de Espinafres

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email