Benefícios da Natação

Com o bom tempo a aproximar-se, começamos a pensar em cuidados físicos. Pensamos no exercício que podíamos ter feito durante o inverno e em todos os objectivos que ainda temos de chegar até ao verão. No entanto, esquecemo-nos que existem desportos que podemos realizar o ano todo, como é o caso da Natação.

Hoje, o nosso foco está no exercício físico e falamos então desta modalidade fantástica que é considerada uma das modalidades mais completas para a nossa saúde e físico. Pode ser praticada em aulas individuais, em grupo ou, caso já se sinta à vontade, pode treinar sozinho. O que interessa é que pratique algum desporto, e retire prazer disso mesmo.

Como costume, trazemos aqui enumerados alguns benefícios da natação:

Reduz o risco de episódios cardiovasculares;
Melhora o sistema respiratório;
Fortalece as articulações;
Diminui os níveis de stress;
Ajuda a emagrecer;
Aumenta a Massa muscular;
Melhor Postura e Flexibilidade;

Na sequência de cada aula, existem vários músculos a ser trabalhados. Como em qualquer modalidade, esta também apresenta as suas particularidades.

Habitualmente, todas as modalidades trabalham de alguma forma os músculos do abdómen, principalmente na região das costelas, o músculo do pescoço, dorsal e braços.

Todavia, existem especificidades em cada nado:

Crawl: 

Trabalha glúteos e tríceps, bíceps, quadríceps, peitoral e músculos internos das pernas;

Costas:

Trabalha os músculos posteriores das coxas, costas e glúteos;

Peito: 

Aqui, trabalham-se bíceps, músculos interiores das coxas e toda a região do peito;

Borboleta:

É o mais complexo, mas trabalha basicamente o corpo todo. Em específico, o trapézio, as costas, peitoral, bíceps e glúteos.

No entanto, a natação não é o único desporto que pode praticar. O importante é que se foque no que deseja e lute por isso mesmo.

Todos os dias, experimente realizar um exercício novo. Verá que os resultados não são imediatos, mas quando forem notórios, a sua vontade irá aumentar.

Quando nos apercebemos que o nosso árduo trabalho não foi em vão, começamos a querer mais e a ter vontade de elevar os nossos limites físicos.

Como habitualmente se diz, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

Se se interessa por exercício físico ou procura exercícios específicos, espreite o nosso artigo sobre Treino de Cardio em Casa e Como ter Glúteos Definidos.

Foque-se e consiga o que deseja!

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