Alimentos sem glúten

Lista de alimentos sem glúten

Glúten é o conjunto de proteínas insolúveis que estão presentes em vários cereais. Em especial, no trigo, na cevada e no centeio. Pode ser encontrado também em cereais como malte.

O glúten é uma proteína composta por gliadina e glutenina, que se encontra presente maioritariamente em cereais, tais como a cevada, o trigo e o centeio, sendo que é no trigo que se encontra presente em maior quantidade.

Todavia, existem certos alimentos que não contêm esta propriedade:

Fruta

Figo, uva, melão, mirtilo, cereja, limão, laranja, ameixa, morango

Farinhas

Farinha de quinoa, de tapioca, inhame, teff, amêndoa, feijão, arroz, trigo sarraceno, amido de milho, batata, linhaça

Ovos, Leite, Iogurte

Peixe

Condimentos

Alho, cebola, tomate, alecrim, salsa, tomilho, orégão, manjericão.

A intolerância ao glúten também pode ser designada como doença celíaca. É preciso ter muita atenção, pois certas pessoas desenvolvem uma intolerância muito grave, sendo que os utensílios de cozinha não podem estar em contacto com o objecto que provoca reacção alérgica.

Actualmente, existem diversas opções. Como por exemplo, pão sem glúten, bolachas, receitas que não envolvem trigo nem aveia( alguns flocos contêm), massa de pizza. E não só.

Falamos também de massas adequadas para celíacos, millet, quinoa. As opções são diversas e, não é por adaptar a sua dieta para uma dieta celíaca, que deixa de usufruir de uma boa refeição.

O ideal é procurar sempre um profissional para acompanhar todo o historial médico e aconselhar, de acordo com as intolerâncias e restrições.

Cuide de si!
Veja também:

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email