Alimentos com Vitamina B

Vitamina B

O tema de hoje é alimentação, mais em concreto, alimentos com vitamina B. As vitaminas são essenciais para a nossa saúde e para o bom funcionamento do organismo. São responsáveis pela produção de células e pela produção de energia no nosso corpo.

Cada um destes nutrientes manifesta-se à sua maneira e tem as suas próprias funções, no entanto, de modo geral, todas actuam na defesa contra várias doenças. Na falta destas substâncias, o nosso corpo pode não conseguir realizar certas atividades, originando problemas de saúde. À carência das mesmas dá-se o nome de hipovitaminose ou avitaminose.

As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos: hidrossolúveis (que atuam na água existente no nosso corpo) e lipossolúveis (que atuam na gordura corporal). A vitamina B, tal como a vitamina C, está inserida no campo das vitaminas hidrossolúveis e são aquelas que fornecem energia ao nosso corpo. Têm impacto no sistema nervoso, nos músculos e ajudam também na digestão dos alimentos.

As vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12, fazem parte do complexo B e são fundamentais para o corpo humano, uma vez que actuam na metabolização de proteínas, hidratos de carbono, gorduras, aminoácidos e glicose. Para além destas características, têm também uma acção antioxidante, permitem a troca de sinais entre os nervos e produzem glóbulos vermelhos. São também importantes para a saúde da nossa pele, cabelo e unhas. As vitaminas deste complexo, regulam também o nosso sistema imunológico, circulatório e nervoso.

Neste sentido, os problemas associados à carência de vitamina B são: fraqueza muscular, perda de memória e energia, fadiga, artrite, anemia, entre outros. Para evitar estes problemas de saúde revela-se essencial o consumo de alimentos nos quais esta vitamina se encontra presente, uma vez que o nosso organismo não produz esse complexo em quantidades suficientes.

Não sabe quais são? Fique a conhecer alguns:
  • Ovos;
  • Espinafres;
  • Amêndoas;
  • Abacate;
  • Banana;
  • Atum;
  • Salmão;
  • Leguminosas.

As vitaminas podem ser destruídas de forma fácil muitas vezes devido à exposição ao calor ou até mesmo ao oxigénio. Por esse mesmo motivo, certos alimentos como verduras, legumes e frutas, devem ser consumidos e até mesmo cortados, apenas no momento em que os vamos ingerir.

Por exemplo, no caso da vitamina C, os seus componentes podem-se perder se um certo alimento não for bem armazenado.

Cuide do seu corpo e da sua saúde com uma dieta saudável!

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Marta de Campos Torres

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