Alimentos com Ómega 3

Ómega 3

Hoje falamos sobre Ómega 3. Ómega 3 são os ácidos gordos, mas essenciais ao organismo. Mas estes ácidos gordos apenas são obtidos a partir da alimentação. Isto é, temos de consumi-los, visto que não os conseguimos produzir.

Caso exista deficiência deste mesmo, o risco de desenvolver doenças cardíacas, alterações neurológicas e dificuldades de aprendizagem é bastante elevado.

Todavia, pelo lado positivo, ómega 3 ajuda em vários aspectos. Como:

  • Diminui o risco de arritmias e tromboses;
  • Reduz os níveis de triglicéridos;
  • Baixa ligeiramente a tensão arterial;

Os alimentos que têm si inerente são:

Oleaginosas: 

Como castanhas, nozes, pistachios, amêndoas. 

Óleos vegetais: 

Como de canola, amêndola e azeite;

Sementes:

Linhaça, chia e cânhamo são as principais;

Folhas verde escuras:

Couves, Brócolos e Espinafes são ricos em ómega 3.

Leguminosas:

Feijão, soja, ervilha e grão-de-bico são outra opção de fonte de ômega 3.

As opções são imensas. Cabe a cada um de nós adaptar os gostos pessoais na rotina alimentar. Se, todos os dias, acrescentar um elemento novo, irá provar novos sabores.

E, consequentemente, estará a fazer uma boa acção pelo seu organismo. Não desista à primeira dificuldade, inove na cozinha e irá encontrar o balanço perfeito.

Cuide de si!

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