Alergia ao Sol

Alergias ao Sol

Esta é a época das alergias. Onde passamos dias a espirrar, com mudanças de humor e de estados de saúde. Todavia, existem alergias que nem sempre se manifestam de maneira tão clara. Falamos da alergia ao Sol.

Todavia, uma alergia ao Sol não é como as outras alergias. Existem variados tipos de alergia à radiação solar, e muitas vezes são mais complicadas de tratar.

A exposição à radiação UV tem de ser doseada, acompanhada de protector solar indicado para cada tipo de pele e a escolha das horas também deve ser medida.

Existem vários tipo:

Exposição Solar:

A alergia ao sol pode originar hematomas, feridas e até queimaduras.

EPL:

A EPL é o fotodermatose, uma doença de pele que se caracteriza pelos sintomas, ainda que tardios, de exposição ao Sol. Pode aparecer apenas algumas borbulhas, ou um surto de pústulas. O factor que a distingue é a irritação constante da pele. Se não for bem tratado, podem ocorrer lesões hemorrágicas.

Acne Aestivalis:

Esta alergia não deriva da exposição na radiação Solar. Mas sim após a pele ter contacto com cosmética/produtos de protecção solar com uma elevada dose de óleo. O ideal será encontrar um produto de protecção que não contenha óleos na sua composição. Esta alergia faz com que a pessoa tenha várias erupções, similares a borbulhas e manchas simultaneamente, em zonas como rosto (perto da boca), braço e costas.

Quem desenvolve alergias ao sol tem de ter o dobro do cuidado, quer com a exposição quer com a hidratação da pele.

Uma alergia ao sol desencadeia reacções alérgicas diversas.

Pode:

  • Originar e;
  • Alastrar Manchas;
  • Queimaduras;
  • Hemorragias;
  • Problemas permanentes;
  • Irritação da pele.

Existem certos cuidados que se deve ter. Não são dicas difíceis, mas sim procedimentos básicos que podem ajudar a sua pele a não sentir tanto os efeitos do sol. Hidratar bem a cara, não se expor à radiação solar entre as 11 e as 16; beber muita água, ter cuidado com os factores de protecção e os produtos que utiliza.

Em suma, ter cuidado com a pele é um passo muito importante para a nossa saúde. Queremos sempre ser melhores, mais saudáveis, conseguir o melhor de nós. E a nossa pele é o espelho de quem somos.

Ora, se gosta da temática de saúde, espreite o nosso artigo sobre alimentos que envelhecem a pele e os benefícios da Meditação. 

Não desista de uma Alimentação Saudável!

!Importante!

Para mais curiosidades e dicas, porque não segue o nosso Instagram? Também estamos no Facebook, com variadas receitas e dicas de saúde. E noTwitter !

Veja também:

Bronzeado Perfeito

Acupunctura

Partilhar:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email