O que é Acupunctura?

Uma terapia milenar de origem oriental, mais concretamente na China, aplicando agulhas em pontos específicos para aliviar a pressão e as dores musculares, melhorando a saúde. Esta terapia é a Acupunctura. Uma terapia alternativa à medicina tradicional. Sendo aplicadas nos pontos correctos são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como por exemplo sinusite, asma, enxaqueca ou artrite, além de melhorar o sistema imunitário.



As agulhas de Acupunctura estimulam as terminações nervosas existentes na pele e nos músculos, enviando assim sinais ao cérebro, desencadeando diferentes efeitos no corpo, por exemplo, libertação de químicos como endorfinas que consequentemente têm efeitos anti-inflamatórias.

Existem cépticos em relação ao tratamento que usam o argumento do efeito placebo, é possível confirmar que quem acredita na terapia tem melhores resultados, tal como em todas as outras terapias, mas está comprovado que os pacientes sentem resultados significativos após algumas sessões, tais como:

  • Problemas na boca – dor após extracção de dentes, gengivite ou faringite;
  • Doenças respiratórias – sinusite, constipação, asma ou bronquite;
  • Doenças oftalmológicas – conjuntivite, cataratas ou miopia em crianças;
  • Problemas neurológicos – dores de cabeça ou enxaquecas;
  • Problemas gastrointestinais – excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre;
  • Problemas ortopédicos – dor ciática, lombalgia ou artrite reumatóide;
  • Distúrbios de sono – insónia.
  • Problemas emocionais – ansiedade, stress ou depressão.

A acupuntura é feita com agulhas descartáveis, não nos podemos esquecer que ao perfurar o corpo a agulha entra em contacto com o sangue do paciente, por isso, quando for realizar um procedimento de acupuntura assegure-se de que esta é feita por um profissional competente que utilize material descartável.

Existem diferentes tipos de acunpuntura , cada uma direcionada para um melhoramento específico, como:

  • Acunpuntura Auricular (auriculoterapia) – usada para aliviar dores físicas ou emocionais. Esta vertente é realizada nas orelhas, podendo ser realizada com ou sem agulhas, substituindo estas por sementes de mostarda ou outras pequenas esferas colocadas em pontos específicos.acunpuntura auricular (auriculoterapia)
  • Acupuntura estética – similar à acupuntura tradicional, a acupuntura estética é direccionada a melhorar a circulação sanguínea, promover o crescimento das células de sustentação, combater a gordura localizada e ajudar a drenar os líquidos em excesso.

A acupuntura é permitida a qualquer pessoa, esteja ela doente ou não, é indicada até para crianças, mas nesses casos a acupuntura pode ser feita com laser, para crianças que tenham medo de agulhas. Além disso, a acupuntura também pode ser benéfica durante a gravidez, ajudando na diminuição das variações hormonais, frequentes durante este período e alivia as dores nas costas e o desconforto causado pelo peso da barriga.

Partilhar:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email

Mais sobre:

Vadiando Na Net