7 Hábitos saudáveis para o seu Cão

Hábitos Saudáveis para o seu cão

Para além de sermos amantes de um estilo de vida saudável e activo, também gostamos bastante de animais. Hoje, o foco são os animais. Mais concretamente, 7 hábitos saudáveis para o seu cão.

Como qualquer pessoa, cada animal tem as suas particularidades. No entanto, temos aqui 7 hábitos que pode aplicar na rotina de qualquer cão:

1- Horários de alimentação:

Pode ser surpresa para alguns, mas os cães são animais bastante rotineiros. Mudar constantemente a hora de alimentação pode ser bastante disfuncional para eles. Em idade adulta devemos alimentá-los duas vezes por dia, pelo que o ideal seria manter sempre um horário fixo.
Isto irá ajudar o seu cão a manter-se calmo.

2- Passeios diários:

A mesma ideia se aplica aos passeios. É importante que os cães passeiem diáriamente, preferencialmente mais que uma vez ao dia. Este é um dos hábitos e rotinas mais benéficas que o fazem ser calmo e saudável.
Desgastar a energia acumulada ao longo do dia, especialmente se o seu cão passa muito tempo sozinho em casa sem atenção é essencial para criar uma boa rotina do seu animal.

3- Local da alimentação:

Mudar as gamelas de sitio ou mesmo o modo de alimentação, pode causar bastante stress ao seu cão. O sítio onde este se alimenta deverá também ser fixo ou este poderá ficar confuso e não aceitar o novo local.

4- Treinos:

Ao educar o seu cão, deve realizar treinos diários de repetição, principalmente numa fase inicial, de modo a que este interiorize tudo o que lhe está a ensinar.
De novo, estes treinos devem ser realizados sempre à mesma hora para que este se habitue aos mesmos como uma rotina.

5- Não permitir que este vá para o sofá ou cama:

Quando decidir se o seu cão pode ou não subir para o sofá deve começar a ensiná-lo. É uma decisão sua, e não existem decisões erradas. É importante que esta decisão seja coerente e que em nenhuma circunstância o deixe fazê-lo.
A consistência na educação e na criação de hábitos nos cães é imprescindível.

6- Deixe o seu cão relacionar-se com outros:

Um dos hábitos mais importantes da rotina do cão é relacionar-se com outros da sua espécie. Esta interacção deve ser iniciada desde cedo, a socialização dos cães em cachorros e as suas boas experiências, influenciam o seu comportamento em idade adulta.

7- Não deixe que o seu cão ladre para as visitas:

Ao permitir que o seu cão ladre quando tem convidados em casa, está a dar inicio a um padrão.
Ladrar para as visitas pode ser considerado outro mau hábito do cão. Desde cedo, começam a ladrar quando tocam à campainha ou chegam pessoas, devendo assim ensiná-lo a que não o deve fazer desde cachorro.

Animais são os nossos eternos companheiros. Fiéis, astutos e sempre atentos ao nosso comportamento, nada deixam escapar. Mesmo quando não temos todo o tempo do mundo, recebem-nos com a maior felicidade.

Quando decidimos ter um animal, escolhemos ficar com ele para o resto da vida. Não se abandona nem maltrata. Deve ser uma decisão consciente.

Ter um animal implica consultas regulares ao veterinário, banhos, alimentação, passeios, atenção e, muito importante, disponibilidade monetária. É um ser vivo, com necessidades básicas.

Decida o melhor para si ( e para o seu patudo) !

!Importante!

Para mais curiosidades e dicas, porque não segue o nosso Instagram? Também estamos no Facebook, com variadas receitas e dicas de saúde. E noTwitter !

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email