5 Protectores Solares Naturais

É essencial protegermos-nos do raios de sol durante todo o ano, mas durante o verão é vital para a saúde e bem estar da nossa pele. Um bem essencial para esta época balnear será sempre o protector solar que deverá acompanhar a necessidade da pele, aumento de factor consoante a sensibilidade.

Pode parecer desnecessário para muitos que se pretendem bronzear, no entanto, se não forem tomadas as devidas precauções, os danos do sol podem envelhecer prematuramente a pele e até mesmo causar cancro, por isso, hoje sugerimos meios naturais que podem contribuir para a protecção da sua pele. Mantenha estes conselhos em mente, evite expor-se ao sol durante as horas de maior intensidade solar, mantenha-se hidratado e use sempre protector solar. Agora pegue na toalha e no guarda-sol e siga em direcção à praia mais próxima de si!

•Alga Comestível

Investigadores japoneses descobriram evidências de que os antioxidantes em algumas algas comestíveis podem ajudar a proteger a pele do desenvolvimento de rugas quando expostas à luz ultravioleta B (UVB). A radiação UVB é a frequência de ondas que faz a pele ficar com um tom avermelhado quando sofremos de queimaduras solares. Como as algas precisam de se proteger dos danos da radiação UV à medida que crescem, os investigadores acreditam que essa protecção pode ser transferida para seres humanos que a consomem ou a usam regularmente.

•Aloe Vera

Aloe vera em forma de gel é um perfeito curativo e calmante para a pele. É perfeito para quem passou muito tempo ao sol. Algumas pessoas também usam aloe vera na pele regularmente para acalmar e aliviar qualquer irritação ou vermelhidão.

•Vitaminas C e E

As plantas podem proteger-se dos danos causados pelos raios UV através da presença de antioxidantes, particularmente as vitaminas C e E encontradas nas folhas e nos caules. Quando usado em humanos ou animais, a combinação dessas vitaminas fornece alguma protecção contra a vermelhidão e os danos causados pela exposição solar. Pode repor a vitamina C ao comer pimentões vermelhos, morangos, brócolos e laranjas, entre muitas outras frutas e vegetais frescos. Sementes de girassol, amêndoas, espinafre e abacate são boas fontes de vitamina E.

•Betacaroteno

Betacaroteno é um composto encontrado em vegetais cor-de-laranja, como abóboras, batata-doce e frutas como damasco e melão. Este composto suporta o sistema imunológico e os olhos, mas também foi mostrado para proteger a pele contra vermelhidão e sensibilidade aos danos de radiação do sol e possivelmente proteger contra o envelhecimento prematuro, incluindo rugas, pigmentação, secura e perda de elasticidade. Betacaroteno funciona de maneira diferente de um protector solar. O composto fornece uma protecção masis fraca e funciona acumulando-se no sistema por várias semanas, em vez de ir de fazer um efeito imediato.

•Melatonina

A melatonina é uma hormona amplamente produzida no corpo pela glândula pineal (encontrada no cérebro), que nos ajuda a dormir. Algumas pessoas usam melatonina por via oral como auxílio para dormir ou para se ajustarem ao jet-lag. Os investigadores agora sabem que a melatonina está presente em outras partes do corpo, incluindo a pele. Há evidências de que a melatonina desempenha um papel em ajudar a proteger a pele contra a radiação UV e outros stresses ambientais por meio da actividade antioxidante.

Apesar de todos estes ingredientes contribuírem para a sua protecção, não se esqueça de usar sempre um protector solar suficientemente alto para se proteger de forma segura e eficaz. Consulte o seu médico ou um dermatologista e saiba que tipo de suplementos e protectores são mais adequados para si e para a sua pele. Não se esqueça do chápeu nem do guarda sol e aproveite o seu verão ao máximo!

Boas Férias!

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email