5 passos para uma Postura Correta

Já se tornou normal passar horas a fio em frente ao computador, televisão e telemóvel, no entanto, muitas vezes não tomamos atenção à postura que temos e acabamos por fazer a combinação perfeita para ter a vista cansada e a coluna dorida.

Anteriormente analisámos os danos que podemos sofrer e frente de um ecrã, por isso, hoje vamos mostrar-lhe os 5 passos a seguir para corrigir a sua postura. Não só vai poder aliviar as dores nas costas, lesões na coluna e diminuir a gordura localizada como também aumentar a autoestima.

Evite trabalhar com o tronco inclinado para frente
Imensa gente tem o hábito de se debruçar por cima do centro de gravidade, levando a coluna a dobrar como uma cana de pesca, fazendo com que os ligamentos da nossa coluna a desgastem prematuramente.

Essa postura vai acabar por lhe deixar uma corcunda como recordação da quantidade de horas que passou em frente computador. Sempre que estiver sentado, encoste totalmente as costas na cadeira e mantenha os dois pés apoiados no chão, sem cruzar as pernas.

Tente dormir de lado
Para muitos é desconfortável, mas com vários benefícios para a sua coluna. Dormir virado para cima pode levar ao ressonar, que por sua vez pode levar a problemas respiratórios e cardíacos.

Na posição lateral não terá tanta dificuldade em respirar mas terá que ter atenção para não deixar o corpo numa forma desconfortável.

Durma de lado com uma almofada ou duas para apoiar a cabeça ao nível da coluna, outra almofada entre as pernas, para adequar a altura do quadril e para impedir de rodar a coluna, por fim, coloque mais uma almofada por baixo da zona lombar para aliviar a pressão.

Mantenha a anca nivelada
É algo que muitos fazem inconscientemente, mas deverá ter em atenção se está a inclinar a sua anca demasiado para a frente ou para trás. As consequências podem chegar e nem nos apercebemos delas, mas inclinar a anca demasiado para a frente irá exagerar a curva da sua coluna fazendo o peito encolher, aumentando a pressão ao fundo das costas.

Se inclinar a coluna demasiado para trás vai acabar por encolher a barriga e esticar os tendões da coluna desnecessariamente. Sempre que tentar endireitar a sua postura, recorde-se de alinhar a anca em paralelo com os ombros.

Ombros no sítio
Por vezes passa despercebido, mas existem situações em que deixamos os ombros descair para a frente do peito, numa espécie de cobertura lateral que acaba por nos arredondar os ombros e puxar as costas. Isto provoca um enfraquecimento nos músculos frontais do ombro, deixando os músculos posteriores sob uma maior pressão.

Endireite as costas e abra bem os braços e o peito, estique os braços  em forma de “T” e deixe-os descer de forma paralela ao corpo, quando estiverem apontados para o chão veja a diferença entre a posição que tinham quando estava normal e quando estão alinhados com o tronco, o ideal será mantê-los alinhados com os ossos da clavícula e com o pescoço.

Bónus: Tenha também cuidado com a posição do seu pescoço, demasiado para a frente puxa os ombros para dentro e forçar a coluna a dobrar, demasiado para trás vai criar mais pressão no pescoço e coluna.

A melhor maneira de o manter direito será imaginar que tem que equilibrar um livro na cabeça, isso vai mantê-lo continuamente de cabeça direita, consequentemente obrigando a coluna a seguir a mesma postura para que possa aliviar a pressão.

Siga estas simples recomendações e será capaz de manter as suas costas sãs e salvas de dores musculares e problemas sérios de coluna.

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