5 Mitos sobre Massa Muscular

Existem variados mitos sobre diversos temas, e o tema desporto não é excepção. Por vezes, acreditamos mais em mitos do que em factos científicos. Por isso mesmo, hoje desvendamos 5 mitos sobre Massa Muscular.



Massa Muscular é um tema que muito debate causa. Seja por mitos ou verdades falaciosas, seja por factos incontestáveis, a verdade é que é um tema recorrente. Algumas pessoas desejam obtê-la, outras encaram como algo negativo e não pensam sequer nessa hipótese.

Por vezes, acreditamos em pessoas que, aparentemente, sabem mais do que nós. Profissionais de desporto necessitam de ter toda a informação sobre variados temas e assuntos que não são claros à primeira vista.

Todos desejamos um corpo perfeito, mas nem todos queremos, ou temos tempo, para treinar como devíamos. Existem certos problemas relativamente aos estereótipos pré-definidos sobre o que deve ser o corpo ideal.

Mas a verdade é que nem todos temos a mesma fisionomia, nem as mesmas capacidades, muito menos as mesmas limitações. Por isso mesmo, existem exercícios adequados para cada tipo de corpo, e para cada zona em que desejamos ganhar massa muscular.

Para desvendarmos alguns dos mitos associados a Massa muscular, deixamos aqui os 5 maiores mitos acerca desta temática:

  1. Levantamento de pesos lentos irá originar músculos grandes: Existe alguma verdade nesta afirmação. Mas, na sua totalidade, não são apenas os levantamentos lentos que vão ajudar a crescer músculos. Todavia, ajudam a controlar os movimentos
  2. Se ingerir mais proteína, irá criar mais músculos: O consumo de proteína ajuda a criar massa muscular, mas deve ser ingerida em doses certas. O importante, para além da dose certa, é a altura em que toma a dose de proteína.
  3. Nunca treine um músculo cansado: A ideia não é provocar lesões. Mas em certos casos treinar, ainda que de maneira mais calma e sem exageros, pode ajudar a relaxar certos músculos.
  4. Alongar previne lesões: Alongamentos ajudam a criar flexibilidade, no entanto não são o foco principal para evitar lesões. Lesões ocorrem mesmo quando se alonga primeiramente. Claro que flexibilidade ajuda bastante a conseguir praticar certos tipos de desporto, ou até treinar determinadas partes do corpo.
  5. Não se perde peso enquanto se faz musculação: Este mito tem uma pequena dose de verdade. Ou seja, é bastante complicado perder peso enquanto se pratica musculação, mas não é possível. Se ingerir as doses certas de proteína, combinar uma dieta alimentar rigorosa e adequada à sua fisionomia, juntamente com treino específico, irá conseguir perder peso ao mesmo tempo que realiza exercícios de musculação.

Certos mitos podem ter uma pequena porção de verdade. Todavia, não podemos acreditar em tudo rapidamente. Devemos investigar um pouco mais, perceber que existem variados pontos de vista em muitos assuntos. E que, no final, a opinião certa é sempre a de um especialista.

Como amantes de um estilo de vida saudável, gostamos de aliar desporto ao nosso dia-a-dia. Não só para ser saudável,  mas também para que possamos sentir-nos plenos e em perfeita harmonia com o nosso bem-estar e corpo.

Por isso mesmo, necessitamos de exercício físico, de um estímulo para que o nosso corpo não se deixe vencer pela preguiça e possamos encontrar o equilíbrio entre o saudável e o que ambicionamos em termos de fisionomia.

Com isto, não queremos desvalorizar o factor alimentação. Alimentação também é muito importante, mas não é suficiente para quem deseja obter massa muscular. Quando iniciamos um plano de treino, pensamos em definir o nosso corpo, com expectativas altas de músculos. Por vezes, completamente ilusórios.

Se se interessa por temáticas de Fitness, espreite os nossos artigos sobre qual é o seu tipo de corpo, o que é a hipertrofia, e 5 exercícios de musculação para Iniciantes.

Não perca o foco!

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