5 Estilos de dança para ficar em forma

Muita gente quer ficar em forma, mas a verdade é que ginásio, exercícios contínuos e repetitivos podem ser um pouco aborrecidos para algumas pessoas, por isso, hoje fomos à procura das 5 melhores modalidades de dança para que se possa divertir e exercitar ao mesmo tempo. Esqueça pesos, barras, contagens de peso e repetições e foque-se em seguir a batida da música, vamos dar um pézinho até à pista e queimar umas quantas calorias da forma mais saudável e divertida.

1• Ballet

Já lá vão os dias em que o ballet era só para meninas da primária com pernas perfeitas para fazer plies. Sim, claro que grande parte do ballet é composto por isso, mas apenas até certo ponto, nos últimos anos o ballet tornou-se parte da nova onda cool. Aulas de fusão, onde o fitness se encontra com o ballet tornaram-se na última moda. Como qualquer um que já participou numa aula de ballet sabe, os dançarinos usam músculos que provavelmente nem sabia que tinha, e não é incomum ficar dolorido por vários dias depois de uma aula.
Existem escolas de dança que oferecem aulas de ballet mais tradicionais para adultos e crianças, o que pode ser uma óptima maneira de aprender o básico antes de tentar uma aula baseada em condicionamento físico.
O ballet pode melhorar a postura, ajudar a alongar os músculos e tonificar as pernas, coxas e rabo. Não podemos prometer que conseguirá o papel de protagonista no Lago dos Cisnes – ser um bailarino profissional exige disciplina e dedicação- mas podemos prometer que  aumentará sua aptidão, flexibilidade e humor com aulas regulares. É melhor assistir a uma aula em vez de tentar isso em casa, pois todos esses saltos e giros podem ser difíceis para os músculos; é fácil apanhar maus hábitos.

•2 Swing

Dança Swing é uma mania que varreu a nação dos EUA. É o treino que não se sente como um treino, então se for um veterano ou novato no fitness, este é um óptimo lugar para começar. As aulas de dança Swing são uma ótima oportunidade para socializar- conhecerá novas pessoas apesar de nem sequer precisar de um parceiro, pode participar sozinho ou com amigos. Uma sessão de uma hora pode ser intensiva, chegando a queimar até 300 calorias, mas vai se divertir tanto que nem vai perceber A melhor parte sobre a dança do swing? Não precisa de nenhuma roupa especializada, sapatos ou equipamentos. Use algo em que se sinta confortável e possa mover-se combinado com um par de sapatos rasos. Pode ser viciante quando começar, e há muitos grupos de encontro e competições. Este é um estilo de dança pelo qual estamos um pouco apaixonados!

•3 Dança do ventre

Dança do ventre é dos estilos de dança mais divertidos, sensuais e é  para todas as idades. Dança do ventre fornece-lhe o treino perfeito, tonificando e esculpindo quase todos os músculos do núcleo. É uma óptima maneira de trabalhar os abdominais transversais profundos e obter um estômago tonificado.
Há também um elemento aeróbico na maioria das aulas de dança do ventre, que libera endorfinas, aumenta o seu humor e faz com que se sinta bem. Sabia que a dança do ventre também pode ajudar a aliviar dores crónicas nas costas e nos ombros, bem como a artrite? Os movimentos são relativamente suaves, por isso é ideal para pessoas idosas e mulheres grávidas.

•4 Zumba

Zumba descolou nos últimos anos, aclamado como “o treino mais incrível de todos os tempos”. É tanto sobre dança quanto sobre fitness; movimentos de baixa intensidade são combinados com exercícios de alta intensidade e ritmos latinos. Pode aumentar a sua energia, melhorar o equilíbrio e a flexibilidade, ajudá-lo a perder peso e condicionar os músculos. Zumba é uma mania de inspiração latina e inclui elementos de salsa, mambo, merengue, flamenco e muito mais, tornando-se uma óptima escolha para qualquer um que esteja a pensar em mudar-se para uma aula de danças latinas. Pode usar o que quiser para as aulas, no entanto recomendam-se calções ou leggings, uma t-shirt e sapatos confortáveis de dança.

•5 Street Dance / Hip Hop

Também conhecida como dança comercial, o street dance é popular entre os jovens adultos e adolescentes, mas qualquer pessoa de qualquer idade pode fazê-lo. Se o zumba ou ballet não for para si, pode preferir um estilo de dança mais coreografado e divertido, experimente hip hop. O street dance e o hip hop incentivam à interacção entre os dançarinos e o público, tornando-o numa forma de socializar através da dança. Como o nome sugere, este estilo surgiu nas ruas; em bairros, pátios escolares e outros lugares. É o tipo de dança que se vê actualmente nos vídeo-clips de música e pode ser um desafio aprender. A dança de rua inclui b-boying, hip hop, new style, electro dance, house dance, popping e locking. Tudo o que é necessário é uma sensação de ritmo e diversão. Não é necessário, mas pode sempre escolher umas calças e t-shirts largas para dar um efeito mais urbano.

Agora que já sabe por onde começar só tem que escolher e soltar-se na pista.

Bom Treino!

Partilhar:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email