5 Benefícios de tomar Café

Há quem goste dele com açúcar, com um toque de leite e também há quem nem sequer possa ouvir falar nele, mas os factos são que pode ser altamente benéfico para a sua saúde. Ou seja, existem sim benefícios de tomar café. Se acabou de acordar ou de tomar uma refeição mais pesada, aproveite para tomar uma chávena connosco e compreender melhor o que este néctar cafeinado pode fazer por si, para além de o acordar para a vida.



Café pode melhorar os níveis de energia e torná-lo mais inteligente.

O café pode ajudar as pessoas a se sentirem menos cansadas e aumentar os níveis de energia. Isso porque contém um estimulante chamado cafeína, que na verdade é a substância psicoativa mais consumida no mundo.

Depois de beber café, a cafeína é absorvida pela corrente sanguínea. De lá, viaja para o cérebro. No cérebro, a cafeína bloqueia um neurotransmissor inibitório chamado adenosina.

Quando isso acontece, a quantidade de outros neurotransmissores, como a norepinefrina e a dopamina, na verdade aumenta, levando ao aumento do disparo dos neurónios.

Muitos ensaios controlados em humanos mostram que o café melhora vários aspectos da função cerebral. Isso inclui memória, humor, vigilância, níveis de energia, tempos de reacção e função cognitiva geral.

Café pode ajudar você a queimar gordura

Você sabia que a cafeína é encontrada em quase todos os suplementos comerciais de queima de gordura?
Há uma boa razão para isso, a cafeína é uma das poucas substâncias naturais que comprovadamente ajudam na queima de gordura. Vários estudos mostram que a cafeína pode aumentar a taxa metabólica em 3-11%.

Outros estudos mostram que a cafeína pode aumentar especificamente a queima de gordura, até 10% em indivíduos obesos e 29% em pessoas magras. No entanto, é possível que esses efeitos diminuam nos bebedores de café a longo prazo.

A cafeína pode melhorar drasticamente o desempenho físico

A cafeína estimula o sistema nervoso, fazendo com que ele envie sinais para as células de gordura para quebrar a gordura corporal. Mas a cafeína também aumenta os níveis de epinefrina (adrenalina) no sangue. Este é a hormona da “luta ou fuga”, projectado para deixar nossos corpos prontos para um esforço físico intenso.

A cafeína faz com que as células adiposas quebrem a gordura corporal, liberando-as no sangue como ácidos graxos livres e tornando-as disponíveis como combustível. Tendo em conta estes efeitos, não é surpreendente ver que a cafeína pode melhorar o desempenho físico em 11-12%, em média. Por causa disso, faz sentido ter uma xícara de café forte meia hora antes de ir para a academia.

Café pode protegê-lo da doença de Alzheimer e demência

A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum e a principal causa de demência em todo o mundo. Esta doença geralmente afecta pessoas com mais de 65 anos de idade. Infelizmente, não há cura conhecida para a doença de Alzheimer.

No entanto, existem várias coisas que você pode fazer para evitar que a doença apareça em primeiro lugar. Isso inclui os suspeitos do costume, como comer saudável e se exercitar, mas beber café pode ser incrivelmente eficaz também. Vários estudos mostram que os consumidores de café têm um risco até 65% menor de contrair a doença de Alzheimer.

Café não causa doenças cardíacas e pode diminuir o risco de derrame

Afirma-se frequentemente que a cafeína pode aumentar a pressão arterial. Isso é verdade, mas o efeito é pequeno (3-4 mm / Hg) e geralmente desaparece se você toma café regularmente. No entanto, o efeito pode persistir em algumas pessoas, por isso, tenha isso em mente se você tiver pressão sanguínea elevada.

Dito isso, os estudos NÃO apoiam o mito de que o café aumenta o risco de doenças cardíacas. De fato, há algumas evidências de que as mulheres que bebem café têm um risco reduzido de doença cardíaca. Alguns estudos também mostram que os bebedores de café têm um risco 20% menor de derrame.

Resumidamente, queremos apenas dar a entender que, ao contrário das crenças populares, o café pode trazer bastantes benefícios quando tomado em moderação. Por isso, considere começar por um café pingado ou um carioca e se possível afaste-se do açúcar para sentir o verdadeiro sabor e aprovar ao máximo as vantagens do café!

Verá que os seus benefícios são muitos!

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