5 Benefícios da Meditação

O tema de hoje é Fitness. Mais concretamente, meditação. É verdade, nos dias de hoje, a par do ginásio e do exercício ao ar livre, a meditação é outro tipo de actividade que faz muito sucesso entre os amantes de desporto. E com razão, cada vez mais a meditação faz parte da vida de muitos daqueles que treinam, e não só. No que diz respeito a quem treina, a meditação revela-se como um complemento, não só para o corpo mas para a mente também. Trazendo assim muitos benefícios para a nossa saúde.

Esta prática, que revela muitos anos desde a sua origem, remonta às tradições orientais,onde se acreditava que a meditação era um caminho para a libertação. Em termos históricos, a meditação foi sempre associada à espiritualidade e ao auto-descobrimento. No entanto, tanto a psicologia como a psiquiatria desenvolveram certas técnicas de meditação para vários distúrbios psicológicos reduzindo não só problemas mentais, mas também físicos.

A meditação pode ser vista como uma prática na qual nos focamos num certo objecto, pensamento ou, até mesmo, numa actividade em particular, na nossa mente, através de técnicas específicas com o objectivo de nos dar não só clareza mental, mas também emocional. Aqueles que praticam meditação relatam melhorias, não só na sua concentração, bem como na auto-disciplina.

Tal como o treino físico, também a meditação tem as suas características e os seus diversos fins, seja ela aliada ao exercício físico ou, simplesmente, como forma de relaxamento. Da mesma forma que existem sequências de treinos, para que certos fins sejam alcançados, o mesmo acontece com a meditação. Temos, por exemplo a meditação para diminuir o stress e, por fim, relaxar; a meditação matinal, para dar início ao nosso dia da melhor forma; a meditação de limpeza energética; a meditação para momentos de ansiedade, entre outros tipos.

Fique então a conhecer 5 benefícios da meditação:

  1. Reduz dores musculares e inflamações no corpo, através de uma respiração controlada e de exercícios que privilegiam sensações corporais;
  2. Alivia sintomas de depressão e ansiedade, sem recorrer a antidepressivos e ansiolíticos;
  3. Aumenta a criatividade, a estabilidade emocional e a boa-disposição;
  4. Transformações pessoais, através da auto-descoberta e, por conseguinte, a descoberta do mundo em si, no qual os problemas ganham uma dimensão menor;
  5. Sistema imunitário mais forte.

A verdade é que muitos dos problemas que nos consomem existem apenas na nossa mente, e é muitas vezes por não os conseguirmos encarar de forma calma que nos deixamos consumir por eles. A meditação permite-nos uma visão mais clara, serena e objectiva daquilo que nos rodeia. Tomamos consciência, não só do ambiente que nos rodeia, mas também dos problemas que, no dia-a-dia, evitamos.

Esta visão interior do eu começa exactamente pelo conhecimento de nós próprios Sendo que este, muitas vezes, se inicia pela vontade de colocar a meditação em prática. Mesmo que, em certos dias, existam excepções e ocorram falhas, a vontade é fundamental.

A prática da meditação permite não só melhorar o controlo das nossas emoções, mas também melhora a nossa capacidade mental e a consciência individual, para que tenhamos uma mente tranquila, na qual os pensamentos correm com fluidez.

Através de uma mente serena, é possível enfrentar as inquietações do nosso dia-a-dia de uma forma mais natural, aceitando de bom grado as circunstâncias da vida. Saiba também que as principais técnicas de meditação se baseiam na respiração, na concentração, no exame do corpo, na atenção e, também, na repetição de certos mantras.

Experimente e deixe-se surpreender por esta técnica. Se se interessa por temáticas de fitness aliadas ao bem-estar, espreite os nossos artigos sobre Yoga.

Afinal, é como dizem, mente sã em corpo são!

Marta de Campos Torres ( Freelancer Copywriter)

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