5 alimentos para os olhos

Existem várias formas de prevenir o deterioramento da visão, algumas por exercícios, outras por tratamentos específicos, mas a mais saborosa será de certeza pela alimentação.  Por isso mesmo, hoje apresentamos 5 alimentos para os olhos. Se conseguir introduzir estes alimentos na sua dieta ao longo da semana, estará no bom caminho para preservar a sua visão!

Vegetais e Fruta
Como seria de esperar, começamos por deixar bem claro que sim, as cenouras fazem bem aos olhos. No entanto, existem outros legumes que possuem as mesmas propriedades nutritivas como os antioxidantes e carotenóides que podem ajudar na saúde dos seus olhos, como as couves, espinafres e brócolos. O essencial será o consumo da vitamina A e C que se encontra maioritariamente nos vegetais e frutos de cor amarela e laranja, essenciais para ajudar a retardar o aparecimento de doenças crónicas como glaucoma e cataratas.

Peixes
Peixes como o salmão, atum, sardinha e truta são fontes ricas de ômega 3, minerais e vitaminas como A, B, D e E, que ajudam essencialmente a proteger as retinas e a reduzir o risco de desenvolvimento de degeneração macular neo-vascular em até 53%.

Alho e Cebola
Elementos essenciais para o preparo e tempero de grande parte das refeições diárias. São também fontes de vitaminas B e C, cálcio e fósforo que ajudam a diminuir a pressão arterial, o que por sua vez ajuda a reduzir os sintomas do glaucoma.

Óleo de linhaça e azeite
Pesquisas recentes sugerem que tomar óleo de linhaça ou azeite virgem pode reduzir a irritação e sintomas de olhos secos, aumentando a produção de lágrimas. A teoria por detrás disto é que o óleo de linhaça tem propriedades anti-inflamatórias e propriedades de alterações de lípidos, actuando sobre a inflamação das glândulas de produção de lágrimas e efectivando o uso do óleo de linhaça para olhos ressecados. O caso do azeite virgem é similar, contendo componentes que protegem os vasos sanguíneos dos olhos e reduzem o risco de perda da visão, especialmente após os 50 anos.

Ovos
É dos alimentos mais completos e benéficos que podemos consumir, para além de ser uma rica fonte de proteína, é também um retardador dos sintomas do glaucoma e outros problemas visuais que se desenvolvem com a idade. Sendo rico em luteína, zeaxantina e zinco, que intensifica ainda mais o poder antioxidante do alimento e afasta problemas oculares ligados à idade.

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